Resumo
Recentemente houve uma intensificação nas discussões sobre bioeconomia, o que levou ao aumento de iniciativas em diversas instituições. Há a expectativa de que seja construída uma estratégia nacional em bioeconomia no Brasil; e, para isso, será necessário o envolvimento de diferentes atores, considerando suas áreas de atuação, os desafios que enfrentam, e suas contribuições já realizadas e as programadas para o futuro. Diante desse cenário, é necessário que os atores comecem a enxergar a construção desse esforço no desenvolvimento da bioeconomia de forma conjunta e integrada, percebendo o que está em andamento, onde é possível unir esforços, as prioridades, as necessidades financeiras, de recursos humanos e de infraestrutura. Há necessidade de coordenação para que os esforços se complementem e sejam somados, acelerando os ganhos para a sociedade.
Nesse contexto, este capítulo tem como principal objetivo destacar os pontos que precisam ser definidos para uma boa governança da bioeconomia, apresentando subsídios para a construção de uma estratégia nacional de bioeconomia para o Brasil. O público-alvo é o governo (federal, estadual e municipal), a Embrapa, os parceiros das diferentes instituições públicas e privadas, assim como atores/instituições interessados em trabalhar para o desenvolvimento da bioeconomia em benefício da sociedade. A partir de um entendimento conjunto do que é a bioeconomia, da definição de objetivos e prioridades, e de compromissos firmados entre os atores/instituições, será possível avançar e construir uma estratégia sólida.
A ideia é utilizar as informações presentes nos capítulos anteriores deste livro e organizá-las para enxergamos os elementos importantes dentro de uma visão mais macro e de como eles podem se conectar. É importante destacar que serão apresentados alguns exemplos de instituições e atores da bioeconomia. Conforme já mencionado em capítulos anteriores, o universo da bioeconomia é bastante amplo, e é difícil nomear e apresentar todos os participantes; portanto, os exemplos aqui apresentados são amostras que ajudam a levantar elementos, características e alternativas dentro da bioeconomia.
Autores: Danielle Alencar Parente Torres e Gilmar Souza Santos.