saneamento basico
Reator UASB Efluentes Líquidos

Análise das condições operacionais de um reator UASB tratando efluentes líquidos de frigorífico industrial

Reator UASB Efluentes Líquidos

Resumo

Os frigoríficos são atividades industriais de grande importância para a economia brasileira. No entanto, os resíduos gerados na atividade frigorífica provocam impactos consideráveis ao meio ambiente e à saúde pública se não forem tratados e dispostos de forma adequada.

Ademais, esse tipo de atividade gera efluentes com elevadas cargas orgânicas, o que pode comprometer o desempenho operacional de estações de tratamento anaeróbio, como é o caso de reatores UASB.

Segundo nesse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a influência da variação das condições operacionais sobre o desempenho de um reator UASB tratando efluentes líquidos oriundos do Frigorífico Industrial localizado no município de Juazeiro do Norte – CE.

LEIA TAMBÉM: E-book: Conceitos básicos de um sistema de esgotamento sanitário

Reator UASB Efluentes Líquidos

Portanto para isto, foram determinadas as faixas de carga orgânica volumétrica (COV), tempo de detenção hidráulica (TDH). Então a carga biológica (CB) e da velocidade ascensional estabelecidos ao longo do período de funcionamento do reator. Considerando-se os períodos sem (exceto velocidade ascensional e tempo de detenção hidráulica. Ademais considerando-se estes parâmetros constantes pela falta de dados da vazão) e com monitoramento das vazões de alimentação do reator.

Em suma também foram determinadas as eficiências de remoção de matéria orgânica e de sólidos suspensos totais (SST).

LEIA TAMBÉM: Rios contaminados por corantes podem deixar peixes cegos

Autores: Carolaine da Silva Landim Cruz, Gabriel Mendes de Freitas, Carlos Daniel Davi de Sousa, Lázaro Nascimento de Freitas.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »