saneamento basico
Florianópolis desconto tarifário

Florianópolis/SC pode ter desconto tarifário para estimular ligação à rede de esgoto

Florianópolis desconto tarifário

O prefeito Topázio Neto (PSD) vai mandar à Câmara de Vereadores em fevereiro, na volta do recesso, um projeto de lei para garantir a implementação de um plano de saneamento e de balneabilidade em Florianópolis.

Proposta está no pacote de saneamento e mobilidade lançado pelo prefeito Topázio Neto; projeto de lei será enviado à Câmara

O programa ousado, mas necessário, prevê investimentos anuais de R$ 20 milhões, dinheiro do Fundo Municipal de Saneamento, em drenagem e esgotamento sanitário. O anúncio ocorre logo depois da piora na balneabilidade das praias da Capital no início da temporada de verão.

Duas novidades chamam a atenção no projeto, que foi detalhado nesta segunda-feira (23) por Topázio em encontro com jornalistas do Grupo ND. A primeira é a possibilidade de desconto tarifário para beneficiar quem está em situação regular e, ao mesmo tempo, incentivar ligações à rede de esgoto. Outra proposta é a adoção do sistema autodeclaratório de regularidade.

Com o pacote, a meta da prefeitura é regularizar 98% dos esgotos domésticos de Florianópolis, com a recuperação dos pontos de balneabilidade. Os resultados esperados, segundo o município, são a superação das metas do marco legal do saneamento, a redução dos crimes ambientais, a melhoria da saúde pública e, por fim, a “melhora significativa nos índices de balneabilidade”.

Levando em conta a tramitação na Câmara, de 45 a 60 dias, a expectativa é que as ações que dependam de autorização legislativa comecem a ser implementadas a partir de maio. Com isso, a partir de outubro e novembro, segundo Topázio, a cidade começaria a perceber melhorias nos pontos considerados mais vulneráveis.


LEIA TAMBÉM: Água de chuva não pode ser direcionada para rede de esgoto

Florianópolis desconto tarifário

Topázio Neto vai manter com a nova presidente, Sheila Meirelles, as conversas iniciadas com o IMA (Instituto do Meio Ambiente) na gestão de Daniel Vinícius Netto sobre a balneabilidade das praias. Ele propõe o aumento da frequência das coletas e análises para que os frequentadores tenham uma fotografia mais real sobre os pontos próprios e impróprios. Hoje o trabalho é feito semanal.

Em paralelo, a Prefeitura de Florianópolis vai reforçar a cobrança por investimentos da Casan, a concessionária estadual de água e saneamento. Uma das reivindicações que Topázio tem na ponta da língua, por exemplo, é a conclusão da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) de Ingleses.

Ele considera a relação do município com a Casan “sempre tumultuada”, mas está confiante na relação com o novo presidente, Laudelino Bastos, “que conhece a realidade de Florianópolis”.

Fonte: ND Mais.

Últimas Notícias: