saneamento basico
MP Saneamento Básico MT

MP debate avanços e desafios do saneamento básico em Mato Grosso

MP Saneamento Básico MT

Primeiramente o saneamento básico e o desafio de universalizar água e esgoto para todos foi o tema da entrevista do projeto Diálogos com a Sociedade, realizada na quarta-feira (5), no estúdio de vidro da Rádio CBN Cuiabá, localizado no Várzea Grande Shopping.

Participaram do diálogo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente Urbano e Assuntos Fundiários do MPMT, e o diretor-geral da Águas Cuiabá (Grupo Iguá Saneamento), Leonardo Menna.

Portanto os entrevistados analisaram os avanços do saneamento em Cuiabá e o contraste com Várzea Grande e demais municípios de Mato Grosso, destacando como prioridades a expansão da rede, a garantia dos investimentos previstos e a regularização das áreas.

O promotor de justiça Carlos Eduardo Silva explicou que a atuação do Ministério Público se concentra na tutela e fiscalização do saneamento, buscando o cumprimento do Marco Legal e das metas contratuais. Ele ressaltou que a expansão da rede de esgoto na capital intensificou-se nos últimos 10 anos, com um plano emergencial de obras.

MP Saneamento Básico MT

O foco principal do MP, agora, é garantir que os moradores se conectem à rede, ‘com o Marco Legal do Saneamento e os estímulos às concessões, nós tivemos, especialmente aqui na capital, um avanço significativo.

Então o Ministério Público acompanha isso de perto, e a interligação do morador à rede é a nossa prioridade agora, pois não é automática’, afirmou o promotor.

Contudo ele citou o bairro Santa Rosa como um caso de sucesso, onde a taxa de interligações espontâneas saltou de 20% para 80% após o trabalho conjunto com a concessionária Águas Cuiabá, elevando os índices de saneamento na cidade.

Portanto ele também destacou que o Governo de Mato Grosso está licitando a contratação de empresas para analisar a criação de blocos regionais de saneamento, dando condições jurídicas para futuras concessões por região, conforme previsto na Lei Estadual.

Fonte: MPMT.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »