Cada brasileiro gera, em média, 387 quilos de resíduos por ano
Nunca produzimos tanto lixo como agora. Cada brasileiro gera, em média, 387 quilos de resíduos por ano, quantidade similar à de países mais desenvolvidos como Croácia e Hungria. No entanto, apenas 58% desse lixo é destinado corretamente.
Esses dados foram divulgados em uma análise feita em 2016 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), comparando os números do relatório internacional Global Waste Management Outlook, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma).
O resultado é alarmante, já que o nosso lixo vai parar em lixões e aterros sanitários, ao invés de ser reciclado. Mas o que o lixo e os aterros têm a ver com o efeito estufa?
Quando dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa, principalmente metano.
A geração desse gás ocorre porque a matéria orgânica presente nos resíduos, em situação de ausência de oxigênio, favorece a ação de bactérias metanogênicas, que a decompõem, produzindo o metano.
Para minimizar a sua geração, e consequentemente amenizar as mudanças climáticas, é importante a conscientização da população, que pode contribuir, por meio de práticas mais sustentáveis, reduzindo, reutilizando ou reciclando os resíduos gerados”, explicou o secretário de Meio Ambiente da Serra (Semma), Marcos Machado.
Coleta seletiva
Na Serra, o Projeto Piloto de Coleta Seletiva, conhecido como RECICLASERRA – Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis do Município da Serra funciona desde 2007. O programa funciona da seguinte forma: o próprio gerador vai até um Local de Entrega Voluntária (LEV) e deposita o material reciclável segregado (lixo seco).
Os resíduos são transportados pela Prefeitura e entregues às três Associações de Catadores do Município da Serra: Recuperlixo, Abrasol e Amarvila.
Os LEV’s estão localizados em logradouros públicos e nas Unidades de Ensino municipais.
Confira a lista
PORPREFEITURA DA SERRA
Fonte: G1