saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

TCESP aponta restritividade em contratação efetuada pela Sabesp

O colegiado do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por entender que houve restritividade na participação de concorrentes, julgou irregular a licitação, bem como o decorrente contrato, de ajuste firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e a empresa Prime Informática Alpha Ltda., tendo por objeto a prestação de serviços de análise, desenvolvimento e implantação de nova Agência Virtual Sabesp e do Sistema de Gestão Eletrônica de Contas (GEC).

Continuar lendo »

CPI pode propor retomada de serviço

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o contrato firmado entre o Palácio Alencastro e a CAB Cuiabá poderá propor que o município retome os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto, caso a concessionária não demonstre ter capacidade financeira para cumprir as metas contratuais.

Continuar lendo »

Saev pede ampliação de projeto junto a ANA

O gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo, e a bióloga da autarquia, Tatiane Alves, estiveram em Brasília na última semana. Eles participaram de uma audiência que foi solicitada pelo vereador Jura ao diretor presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, quando apresentaram o pré-projeto visando à ampliação da área de execução do projeto “Olhos d’Água”.

Continuar lendo »

Aneel: algumas obras na rede de energia não ficarão prontas para Copa

Em relatório técnico, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) conclui que parte das obras de reforço na rede de distribuição, projetadas para minimizar o risco de apagão durante os jogos da Copa do Mundo, está com “atrasos significativos”. Com base em informações das próprias distribuidoras, a agência considera que algumas intervenções para melhoria da qualidade do serviço no mundial não ficarão prontas a tempo.

Continuar lendo »

ES: apenas 10 cidades cumpriram metas para acabar com lixões

A quatro meses para que os municípios brasileiros cumpram com o compromisso de acabar com os lixões, de acordo com o estabelecido na Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apenas dez das 78 cidades do Estado cumpriram com pelo menos uma das ações estabelecidas nos Termos de Compromisso Ambiental (TCA) firmados com o Ministério Público do Estado (MPES), para garantir acesso a recursos destinados à gestão do lixo.

Continuar lendo »

Para sobretaxar água, Alckmin deve decretar racionamento

A instituição de uma multa para os consumidores que excederem a média de consumo de água, medida que está sendo estudada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) diante da crise de abastecimento no estado de São Paulo, só pode ocorrer após o decreto oficial de racionamento. É o que prevê a Lei 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Continuar lendo »

Grande SP gastava mais água do que o ideal já em 2012

Apenas uma das 39 cidades da Grande São Paulo registrou consumo de água abaixo da média diária recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), antes da crise do Sistema Cantareira. Dados da edição 2012 do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto, divulgado neste mês pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), revelam que, com exceção de Mairiporã, todos os municípios da Região Metropolitana extrapolaram o gasto ideal por dia de 110 litros por pessoa.

Continuar lendo »

Redução de tarifa não recuperou competitividade, diz Abrace

Rio – O presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, afirmou que o ganho estrutural da grande indústria com a MP 579, que renovou os contratos de concessão do setor energético e reduziu tarifas, foi insuficiente para provocar uma recuperação da competitividade ou provocar um ciclo de investimentos.

Continuar lendo »

Dilma critica São Paulo por falta de água

A presidente Dilma Rousseff criticou o governo do PSDB de São Paulo pelos problemas que o Estado está enfrentando com falta de água e sugere que os investimentos necessários não tenham sido feitos pelos tucanos. “Qualquer tentativa de repartir responsabilidade com o governo federal pela (falta de) água em São Paulo é má fé”, declarou a presidente a dez jornalistas, em jantar no Alvorada, na noite de terça-feira, 6.

Continuar lendo »

AM: Julgamento da venda da Cosama repercute na Câmara de Vereadores

A ação popular diz que a negociação causou prejuízo aos cofres públicos. De acordo com a procuradora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral, o valor fixado para venda da Manaus Saneamento foi reduzido em 63%, visto que o edital de privatização não contabilizou o passivo da empresa que totalizava R$ 145 milhões para definir o preço mínimo de venda, assim como não incluiu as contas a pagar dos usuários que somavam R$ 23 milhões para fixar o valor econômico da Manaus Saneamento. Ou seja, a empresa compradora saiu ganhando de todos os lados e os cofres públicos apenas perderam.

Continuar lendo »