saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

Bahia tem maior déficit de saneamento do Nordeste

A Bahia é o estado com mais residências sem coleta de esgoto no nordeste, com 3,3 milhões de unidades. O Ceará está na segunda posição, com 1,9 milhão. No total, o Nordeste possui 13,5 milhões de imóveis sem o serviço, sendo que mais de seis milhões também não têm água tratada.

Continuar lendo »

Sabesp assume serviços em Diadema em até dez dias

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), assinou ontem (18) o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto da cidade para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com isso, a estatal paulista assumirá o abastecimento e a coleta de esgoto no município 20 anos após o rompimento unilateral de contrato que proporcionou a criação da Companhia de Saneamento Básico de Diadema (Saned).

Fonte: http://www.diarioregional.com.br/2014/03/19/sua-regiao/politica-abc/politica-diadema/sabesp-assume-servicos-em-diadema-em-ate-dez-dias/

Continuar lendo »

DF: ADASA vai regular uso da “água cinza”

O reuso da água de águas cinza (aquelas servidas nas residências para banho, lavatório, máquina de lavar) e maior utilização das águas pluviais pela população do Distrito Federal, em diversos usos, pode se transformar em alternativa econômica válida, diminuindo a demanda de água tratada para usos que não o consumo humano.

Continuar lendo »

Cabral nega que já tenha dado apoio à proposta de SP para captar água no Paraíba do Sul

SÃO PAULO – O governador do Rio, Sérgio Cabral, negou na noite desta quarta-feira que já tenha dado seu apoio para a proposta do governo de São Paulo para captar água no Rio Paraíba do Sul. Em nota, a assessoria do governador esclareceu que Cabral solicitou um parecer ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao secretário do Ambiente, Indio da Costa, “uma vez que se trata de demanda que exige análise técnica”. Mais cedo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que conversou nesta quarta-feira com Cabral e o governador de Minas, Antônio Anastasia, para explicar a proposta e que teve o apoio deles.

Continuar lendo »

Sanepar e Sabesp vão compartilhar a água da Bacia do Rio Ribeira

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou terça-feira (18) como pretende utilizar a água da Bacia do Alto Ribeira para atender os sistemas isolados de municípios como Cerro Azul e Adrianópolis e, no futuro, o sistema integrado responsável pelo abastecimento dos moradores de Curitiba e Região Metropolitana. A apresentação foi feita pela engenheira da Sanepar Juliana Seixas Pilotto, durante o Seminário Articulação entre os Comitês de Bacia do Rio Ribeira (SP/PR).

Continuar lendo »

Alckmin pede ajuda de Dilma contra “seca” em SP

Pressionado pelo risco de desabastecimento em ano eleitoral, governador tucano Geraldo Alckmin solicita ao Planalto autorização para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul para reforçar o Sistema Cantareira, que opera com o nível mais baixo de sua história; o comitê anticrise que monitora o reservatório de SP antecipou para julho, mês de Copa do Mundo, a previsão de esgotamento do chamado “volume útil” do manancial

Continuar lendo »

Brasil ocupa 112º posição em ranking de 200 países

Rio e Teresina (PI) Sete anos após o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a expansão do saneamento, o Brasil amarga a 112ª posição em um levantamento feito com 200 países. Sétima economia do mundo, o país aparece muito atrás de nações da América Latina — como Argentina, Uruguai e Chile —, de países árabes como Omã, Síria e Arábia Saudita, e até de nações africanas, como o Egito. Segundo os dados, figura entre Tuvalu e Samoa.

Continuar lendo »

Saneamento: investimento terá que duplicar para que governo cumpra meta

O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) estabelece que o saneamento deve estar universalizado em todo o país até 2033. A promessa do governo federal, segundo o Ministério das Cidades, é de que até lá 93% das áreas urbanas do país tenham esgotamento sanitário, coleta e tratamento. O abastecimento de água, por sua vez, deve estar universalizado nas áreas urbanas até 2023. Presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, no entanto, diz que se mantiver o mesmo ritmo de crescimento e de investimentos na área, que o país só universaliza o saneamento quase vinte anos mais tarde, em 2050.

Continuar lendo »

Cons Lafaiete: : audiência vai discutir mudanças no Plano Municipal de Saneamento Básico

Câmara Municipal de Lafaiete vai discutir, em audiência pública marcada para às 18h da segunda-feira, 24 de março, a alteração da lei municipal que criou o Plano Municipal de Saneamento Básico. O objetivo do encontro é atender as exigência da legislação em vigor e acelerar a assinatura do contrato entre o município e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na cidade.

Continuar lendo »

Mesa realiza fotossíntese artificial para carregar celulares

A fotossíntese serviu de inspiração para um incrível projeto de tecnologia capaz de reduzir os gastos diários de energia. Criada pela designer holandesa Marjan van Aubel, a mesa Current Table é composta por células fotovoltaicas embebidas em corante, que absorvem a luz para produzir eletricidade suficiente para carregar a bateria de celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

Continuar lendo »

ANA lança rede para monitorar qualidade das águas do Brasil

Na próxima quinta-feira (20), a Agência Nacional de Águas (ANA) lançará a Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA). O objetivo é monitorar, avaliar e disponibilizar à sociedade as informações de qualidade das águas superficiais e gerar conhecimento para subsidiar a gestão dos recursos hídricos do Brasil. Além disso, a RNQA vai identificar áreas críticas em termos de poluição hídrica e de apoiar ações de planejamento, outorga, licenciamento e fiscalização das águas do País.

Continuar lendo »

RS: 60% dos municípios não possuem plano de saneamento básico obrigatório

A prorrogação do prazo final para a aprovação dos planos municipais de saneamento básico para o dia 31 de dezembro de 2015 vai beneficiar aproximadamente 60% dos municípios gaúchos. De acordo com dados da Federação das Associações dos municípios do Rio Grande do Sul (Famurgs), apenas 37% dos municípios do Rio Grande do Sul está atendida com um planejamento para os serviços de abastecimento público, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem.

Continuar lendo »