Documento foi protocolado junto à mesa diretora da Casa de Leis antes do início da sessão da última segunda-feira
A concessionária Águas de Itu entregou segunda-feira (24), à Câmara de Vereadores, uma apresentação de como é feito o controle da qualidade da água distribuída à população ituana e cópias dos relatórios atestando a qualidade do produto disponibilizado nas caixas d´água instaladas durante o mês de outubro na cidade, como uma alternativa de abastecimento para os moradores. O documento foi protocolado junto à mesa diretora da Casa antes do início da sessão ordinária do Legislativo.
A empresa esclarece que, ao contrário do que foi noticiado na semana passada, ela não havia enviado nenhum relatório aos vereadores. “A Águas de Itu argumenta que o que pode ter gerado confusão e conclusões equivocadas por parte de alguns vereadores foi a distribuição de cópias de um relatório parcial, entregue durante reunião do Comitê Gestor da Água, e que deveria ser seguido de explicações técnicas verbais para ser integralmente entendido”, justifica a concessionária.
No documento entregue formalmente à Câmara, a concessionária destaca a qualidade da água distribuída à população é garantida por um rígido controle, feito com análises permanentes nos laboratórios da própria empresa e terceirizados, ambos atestados pelo Inmetro, credenciados pela Anvisa e fiscalizados pela Agência Reguladora e pela Vigilância Sanitária municipal. Além desse controle permanente, semestralmente, um laboratório externo é contratado pela empresa para fazer a análise da água e emitir seus laudos. O trabalho desse laboratório também é fiscalizado pela Agência Reguladora e pela Vigilância Sanitária.
Como é feito o controle
Conforme descrito no relatório entregue aos vereadores, o controle da qualidade da água distribuída em Itu é feito com base na Resolução 35/05 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e na Portaria 2914/11. A água bruta tem sua qualidade controlada diariamente nas Estações de Tratamento de Água, quando são analisados parâmetros de cor, pH e turbidez. Mensalmente é feita análise para determinação de coliformes totais e termotolerantes.
Depois de tratada, a água tem a sua qualidade monitorada a cada duas horas pelos operadores das ETAs, que é o que está estabelecido na Portaria 2914/11. Três vezes por semana, o laboratório da concessionária faz análises de monitoramento do controle de qualidade da água e, semestralmente, conforme também prevê a legislação, são feitas análises completas para parâmetros orgânicos e inorgânicos. Esse trabalho é feito por laboratórios terceirizados, acreditados pelo Inmetro e credenciados pela Anvisa e fiscalizados pela Agência Reguladora e Vigilância Sanitária local.
Quatro mil análises/mês
O relatório entregue pela Águas de Itu à Câmara aponta ainda como é feita a análise da qualidade da água nos reservatórios e na rede de distribuição. Seguindo um cronograma do Plano de Amostragem, previsto na Portaria 2914/11, todos os meses são realizadas cerca de quatro mil análises de controle de qualidade da água entregue aos ituanos. As amostras da água são coletadas a partir dos 250 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs), espalhados por toda a cidade.
No trabalho disponibilizado aos vereadores, a Águas de Itu destaca que há o monitoramento diário para o parâmetro cloro livre residual dos sistemas alternativos de abastecimento, como são classificados a Bica da Santa Terezinha e os poços isolados. Nesses pontos também é feita a análise semanal, no laboratório da empresa, para o parâmetro coliformes totais e termotolerantes e, semestral, em laboratório terceirizado credenciado, tudo em conformidade com o que estabelece a Portaria 2914.