saneamento basico

CCJ aprova concessão da Saneago ao Estado com emenda que proíbe privatização

A emenda foi apresentada pelo Stiueg e foi acatada pelo relator do projeto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal aprovou. por unanimidade, projeto que renova a concessão da Saneago para o Estado por mais 30 anos. A aprovação só foi possível depois de mobilização da CCJ e da mesa diretora da Câmara, que se empenharam para promover reuniões com o prefeito Paulo Garcia na semana passada e o governador Marconi Perillo ontem. O acordo permitiu a aprovação de emenda que impede a privatização da empresa de saneamento durante o período de concessão. “O diálogo com a sociedade organizada, sobretudo os trabalhadores, permitiu aprovar o projeto com a garantia de que a concessão só continua se a empresa se mantiver pública”, afirma o presidente da CCJ, vereador Elias Vaz (PSB).

A emenda foi apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) e foi acatada pelo relator do projeto, vereador Djalma Araújo (Rede). Com essa alteração, a matéria foi aprovada por unanimidade na Comissão e segue para primeira votação em plenário. Depois disso, a tramitação inclui apreciação na comissão temática e depois segunda e última votação em plenário.
Município

O vereador Elias Vaz destaca outro ponto importante na proposta aprovada hoje pela Comissão. “O projeto permite que a prefeitura participe de forma efetiva de decisões importantes, como o reajuste da tarifa de água e a prioridade de investimentos, por exemplo. Não é porque concede a gestão da Saneago ao Estado que o Município deve ficar à margem de todo o processo. E o projeto corrige essa distorção”.

Servidores da Saneago participaram da reunião da CCJ e comemoraram a aprovação. “A discussão foi muito rica na Câmara. Cumprimos o nosso papel. É uma lei que fortalece o Município, dando voz para a prefeitura, criando conselhos para fiscalizar a gestão do setor de saneamento em Goiânia”, ressalta o presidente do Stiueg, Washington Fraga.

Fonte: DM
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »