Skip to content
segunda-feira, agosto 15, 2022
Últimas Notícias:
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
  • Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)
  • Guaramirim/SC prepara concessão dos serviços de água e esgoto para os próximos 35 anos
  • Aegea e Aterpa interessadas em PPPs do saneamento básico no Ceará
  • Cambé/PR realiza consulta pública sobre saneamento básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Concessão de outorgas para captar recursos em bacias do Sudeste está suspensa

  • PPP & Concessões
  • junho 3, 2014

Resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2) suspende temporariamente a concessão de outorgas de captação de águas superficiais das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

A medida assinada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) leva em consideração a escassez de chuvas no Sudeste entre janeiro e abril de 2014, período que costuma ser chuvoso na região. Como resultado deste fenômeno climático, as bacias PCJ registraram vazões inferiores às menores já observadas no histórico da região, onde ficam os principais reservatórios do Sistema Cantareira – responsável pelo abastecimento de aproximadamente 55% da Região Metropolitana de São Paulo.

De acordo com a Resolução Conjunta nº 699, os pedidos já protocolados em ambos os órgãos terão suas análises temporariamente suspensas, com exceção dos requerimentos de renovação de outorgas sem ampliação da vazão para uso da água das bacias PCJ. O documento também determina que as hidrelétricas da região liberem uma vazão equivalente ao volume de água que chega aos reservatórios, mantendo constante o nível de água para operação.

A análise dos pedidos de outorgas para novas captações será retomada após a revisão dos estudos que subsidiaram a definição das vazões consideradas nas análises de outorga nos rios da bacia em função da escassez de chuvas na região.

A Resolução Conjunta nº 699 também revoga a Resolução nº 336, de 5 de março, que suspendeu a análise dos requerimentos de outorga para novas captações de águas superficiais na área paulista das bacias dos rios Jaguari e Atibaia, formadores do rio Piracicaba.

Sistema Cantareira
O Sistema Cantareira está entre os principais sistemas produtores de água do mundo. Com uma área de drenagem que se estende até o sul de Minas Gerais, o Cantareira é composto por seis barragens interligadas por um complexo sistema de 48 quilômetros formado por túneis, canais e uma estação de bombeamento para que a água ultrapasse a barreira física da Serra da Cantareira.

Outorga
A outorga é um instrumento de gestão que está previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, estabelecida pela Lei nº 9.433/97, cujo objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos. Para corpos d’água de domínio da União, a competência para emissão da outorga é da Agência Nacional de Águas. Em São Paulo, a ANA delegou as outorgas ao DAEE. Nos corpos hídricos de domínio dos estados e do Distrito Federal, a solicitação de outorga deve ser feita ao órgão gestor estadual ou distrital de recursos hídricos. Para mais informações, acesse a página da outorga no sítio da ANA.

Fonte: Portal Brasil
Veja mais: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/06/concessao-de-outorgas-para-captar-recursos-em-bacias-do-sudeste-esta-suspensa

AnteriorAnteriorDefeito em estação de tratamento faz esgoto transbordar na orla de Maceió
PróximoCompensações por uso da água de MT aumentam 18% e passam de R$ 5 milhõesPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

As águas subterrâneas

1 min de leitura

Este projeto representa a realização de um sonho. As águas subterrâneas sempre estiveram no meu caminho, mesmo antes de que eu as conhecesse.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
logo-bioproj
Superbac
aquamec
Conaut
DENORA
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
logo-netzsch
suez
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.