saneamento basico

Consumo de água cai cerca de 10% em São José dos Campos

O consumo de água em São José dos Campos caiu cerca de 10% em 2015, comparado com o ano anterior, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A queda é atribuída pela conscientização dos moradores, que têm procurado formas de economizar.

Segundo a Sabesp, em 2014, cada morador consumia cerca de 150 litros de água por dia. Já no ano passado, o número caiu para 120 litros por dia. O total representa economia de cerca de mil litros de água por mês.

O superintendente da companhia na região Fernando Oliveira, atribui a mudança de comportamento à preocupação da população com a crise hídrica no Estado de São Paulo. No ano passado, a escassez de chuva fez diminuir os níveis das represas que abastecem o sudeste.

“Essa crise veio promover um consumo mais consciente, uma postura mais racional de consumo de um recurso finito por parte da população”, avalia Oliveira, descartando qualquer possibilidade de falta de água ou racionamento no Vale do Paraíba.

Economia
Para a barbeira Martha Maria de Jesus Silva, que mora na zona sudoeste da cidade, a economia se tornou hábito. Na casa dela a mangueira foi substituída pelo regador e a máquina de lavar só é ligada uma vez na semana. Além da redução no impacto ambiental, as mudanças refletem também no orçamento da família.

“Desde que eu era pequena meus pais falam que é importante economizar. Cresci com isso na cabeça e melhorou meu bolso. Sobrou dinheiro para comer uma pizza, ir no cinema, aí melhorou mais”, afirma a barbeira.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »