Deputados criticam Casan e sugerem municipalização da água em Canoinhas

FLORIANÓPOLIS  – Os deputados criticaram duramente a Casan .

“Presidente da Casan, deputado Galina, apelamos para que a empresa inicie as obras em Canoinhas, sabemos que o Litoral recebe verbas vultuosas da Casan, enquanto não temos nenhum metro de saneamento”, declarou Antonio Aguiar (PMDB). Segundo o deputado, que protestou veementemente na tribuna, a Casan celebrou contrato com a prefeitura há dois anos e, desde então, a municipalidade banca sua parte no acordo mensalmente. “Chega de tirar dinheiro de Canoinhas, está na hora de começar as obras, senão vamos ter de romper (o contrato) judicialmente, vamos mostrar que a Casan há 30 anos não faz a sua parte”, defendeu Aguiar, que cobrou da Casam “uma resposta incisiva”.

Kennedy Nunes (PSD), que presidia a sessão, lembrou do exemplo de Joinville, que rompeu o contrato e municipalizou a oferta de água e esgoto. “A municipalização da água em Joinville mudou o quadro”, garantiu Kennedy, que sugeriu que “a Casan não faz nada nos municípios.”

Sargento Amauri Soares (PSOL) ponderou que se a municipalização melhorou a disponibilidade de água e Joinville, em outras cidades piorou. Soares destacou que a CPI das Águas investiga denúncias de corrupção no processo de municipalização em Palhoça. “É preciso fiscalizar, ter controle social das empresas públicas, da Casan, da Celesc”, explicou Soares, que lembrou que a Casan foi gerida até pouco tempo pelo PSDB e somente nos últimos meses está sendo administrada pelo PMDB.

Últimas Notícias: