Alvo de uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Cuiabá, a Cab Ambiental também lidera o número de reclamações no Procon da capital. Desde 2012, quando a concessionária assumiu os serviços de água e esgoto, as queixas aumentaram mais de 100%. Em 2012, o órgão recebeu 216 denúncias, enquanto em 2013 o número subiu para 435.
A falta de abastecimento de água nas residências e o aumento da fatura mensal estão entre as razões que aparecem com mais frequência no Procon Municipal. A Cab em Cuiabá rebateu os números e declarou que “é natural neste novo momento haver um número significativo de duvidas, assim a CAB Cuiabá realiza audiências de conciliação de forma rotineira com clientes, mediados pelo Procon-MT, para que as reclamações possam ser sanadas e os processos internos da concessionária, aperfeiçoados”.
A concessionária aproveitou a oportunidade para enaltecer os trabalhos feitos desde que os serviços foram assumidos em Cuiabá, em 2012. Para ela, “os investimentos para melhorar o sistema de abastecimento têm promovido mudanças em práticas antigas que ainda estão em processo de absorção pelos usuários”.
Ela também cita como exemplo o trabalho desenvolvido em bairros periféricos como o Pedra 90. Segundo a Cab, “o bairro vivia em situação de desabastecimento, muitas residências não possuíam hidrômetro pagando taxa mínima e não o consumo. Após a padronização a situação é outra, com o abastecimento regular e hidrometrado trazendo para as famílias além do fornecimento da água a necessidade de praticar o consumo consciente e a atenção para não desperdiçar água”.
Ranking
No segundo lugar dos que mais receberam reclamação no Procon Municipal está a operadora telefônica OI, que assim como a Cab compõe o grupo que presta serviços essenciais. Em seguida, vem o setor de produtos, em que as empresas mais reclamadas foram a Novo Mundo, com 22% das queixas e a City Lar, 12%.
Também registraram grande quantidade de reclamações os setores de Assuntos Financeiros com as empresas Bradesco e Itaú nos primeiros lugares, com 10% das reclamações cada um; e o setor de Habitação. Neste último, as empresas com maior número de reclamações são a Rodobens (60%) e Lotufo (20%).
De acordo com o diretor-executivo do Procon Municipal, Carlos Veggi Atala, a maioria dos casos foi registrada por telefone e, além de notificar a empresa de abastecimento, o Procon está buscando alternativas para reduzir os índices de insatisfação do consumidor. “Estamos tentando fazer um acordo com a CAB e também encaminhando a situação ao Ministério Público”, disse.
Fonte: Portal Olhar Direto