saneamento basico

PB: PMCG quer municipalizar serviços de água e esgoto

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (Stiupb), Wilton Maia Velez, alerta sobre a proposta da prefeitura de Campina Grande em municipalizar os serviços de água e esgoto na cidade. Para Wilton Maia, caso a prefeitura assuma o gerenciamento da água e do esgoto no município o setor poderá ser inviabilizado no Estado.

“Só para se ter uma ideia, as cidades de menor porte não têm condições financeiras para garantir o abastecimento. Assim, mesmo com muitas dificuldades os serviços são subsidiados com a arrecadação de todas as cidades onde a Cagepa detém a concessão, portanto, toda arrecadação financeira feita pela companhia é usada para manter o sistema funcionando. Caso uma cidade com o porte de Campina Grande deixe de ser gerida pela Cagepa, com certeza, haverá impacto nos serviços dos municípios menores”, afirmou.

Entretanto, Wilton Maia ressaltou que se algum projeto de privatização da Cagepa for posto em prática, o sindicato defenderá a manutenção dos serviços de água e esgoto com o poder público. “Por isso, é importante começar os debates sobre esse assunto, deixando as coisas claras. Temos que abrir um canal de diálogo com as pessoas, envolver a sociedade nessa discussão, isso não pode ser uma decisão meramente burocrática, vamos ao debate”, finalizou.

O diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes, também demonstrou sua preocupação com o projeto de municipalização das águas.

Em entrevista a um portal de notícias do Estado, o diretor presidente da Aesa disse que questionou o prefeito Romero Rodrigues sobre a estrutura da prefeitura em gerenciar o sistema de abastecimento e esgoto na cidade. Ele também lembrou que a municipalização dos serviços na cidade de Sousa, Sertão do Estado, não deu certo.

A proposta de municipalização da água em Campina Grande voltou à tona no início deste ano, após o vencimento, no ano passado, da concessão da Cagepa para atuar no município. O procurador geral do município, José Fernandes Mariz, e o prefeito Romero Rodrigues vêm demonstrando a insatisfação com os serviços prestados pela Cagepa na cidade. Eles já manifestaram o desejo de abrir um processo licitatório para a escolha de uma nova empresa responsável pelo serviço.

Fonte: http://www.diariodaoeste.com.br/singlepage.php?page=22956&cate=20

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »