saneamento basico

Sanepar estuda parceria com Alto Paraná, no Paraguai

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estuda uma parceria com o Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, para melhorar os índices de saneamento daquela região, que faz fronteira com o Paraná. Nesta segunda-feira (03), o governador Beto Richa e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, receberam no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva paraguaia liderada pelo governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún, para discutir os rumos da parceria.

Por meio da Companhia de Água do Paraguai (Essap), o governo de Alto Paraná elaborou um projeto para ampliar a distribuição de água e a coleta e o tratamento de esgoto em Cidade de Leste – capital do Departamento paraguaio – e nas cidades do entorno, onde vivem cerca de 1 milhão de pessoas. O índice de saneamento no local atualmente é de 25%.

“Este projeto dá a oportunidade de aprofundarmos nossos laços de cooperação e amizade com o Paraguai”, afirmou o governador Beto Richa. “A Sanepar, por todas as premiações que recebeu recentemente, tem todo o know how e expertise para dar a sua contribuição ao governo de Alto Paraná”, ressaltou.

Segundo Chaowiche, a empresa pode ser tanto consultora quanto parceira na gestão do saneamento daquele Departamento. “A ideia é desenvolvermos um projeto de parceria em que a Sanepar poderia atuar como consultora do projeto, utilizando nossos técnicos que são altamente capacitados”, disse o presidente. “Também poderemos caminhar com a possibilidade de uma gestão compartilhada no saneamento daquela região, em um projeto que envolveria a Sanepar, a Essap e a iniciativa privada”, explicou.

Para o governador de Alto Paraná, a participação da Sanepar no processo é essencial, já que os índices de saneamento da região são muito baixos. “Acredito que a Sanepar pode contribuir na área de saneamento de todo o Paraguai, e não apenas com a nossa região, pois é uma empresa eficiente e com bons resultados em todos os aspectos”, afirmou Irún.

Ele acrescentou que Alto Paraná tem um projeto muito importante que será desenvolvido na fronteira com o Brasil, que será iniciado praticamente do zero, para atender uma população uma 1 milhão de habitantes. “Viemos discutir esta parceria com a Sanepar para que esse projeto possa avançar com a qualidade técnica e o resultado que queremos”, ressaltou o governador do Departamento Paraguaio.

PRESENÇAS – Acompanharam o encontro os secretários de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, além da primeira-dama e secretária de Ação Social de Alto Paraná, Rocio Abed de Zacarías. Da Essap, estiveram presentes o gerente técnico Oscar Mendes, o síndico titular Eduardo Gonzales, e o assessor de Projetos Especiais, Derliz Cabrera. Participaram, ainda, os secretários de Coordenação de Projetos de Água e Saneamento Básico, Luis Meireles; da Fazenda, Yamil Aquino; e de Indústria e Comércio de Alto Paraná, Andres Lu; além e a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias:
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »
O Mar Não é Estação de Tratamento O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Mar Não é Estação de Tratamento: O Futuro das Nossas Águas no Conama

O Brasil está diante de uma decisão ambiental de enorme relevância, embora ainda pouco percebida pela sociedade: a revisão da Resolução Conama nº 430/2011, norma que estabelece as condições e padrões para o lançamento de efluentes em corpos hídricos. O que pode parecer um debate técnico restrito a especialistas, na verdade, impacta diretamente a qualidade de nossos rios, estuários, baías, manguezais, zonas costeiras e oceanos. Em outras palavras, afeta a saúde ecológica do país e, por consequência, a da população.

Leia mais »
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »