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SC: “É o momento de dar um voto de confiança”, diz prefeito Cesar Souza Junior

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, garantiu que todas as exigências feitas à Casan após o colapso de água e energia da temporada passada foram atendidas. Ele não cogita quebrar o contrato de concessão e enfatiza que é o momento de acreditar que a Casan não deixará os mesmos problemas do ano passado se repetirem. Além disso, garantiu que não vai tirar férias no verão e, desta vez, estará aqui para resolver as intempéries, caso ocorram.


Diário Catarinense – A Casan está prometendo um plano emergencial para o verão, da mesma forma como ocorreu no ano passado, quando a concessionária não cumpriu o acordo e houve falha no serviço de abastecimento de Florianópolis. O que leva o senhor a acreditar que este ano será diferente?
Cesar Souza Junior –
O que nós fizemos a partir do ano passado foi notificar a Casan, exigindo dela um plano de contingência. Nos reunimos na semana passada na prefeitura e a diretoria da concessionária prestou contas de suas ações. Os principais assuntos foram as obras e os geradores nas estações de bombeamento e tratamento de água. No papel está funcionando bem, então estamos dando um voto de confiança para eles.

DC – Em janeiro deste ano, após o colapso no sistema, o senhor chegou a fazer algumas exigências para a diretoria da Casan. O que foi cumprido?
Cesar – Foi 100% cumprido, incluindo geradores, projetos e a melhoria da capacidade do serviço. A Agesan está conveniada conosco para fazer a averiguação de todos os procedimentos. Paralelo a essas ações, tivemos o programa da prefeitura “Floripa se liga na rede”, em que tivemos mais de 6 mil imóveis fiscalizados com ligação irregular de esgoto, principalmente na Lagoa da Conceição, Canasvieiras e Ingleses. Pelo menos 40% desse número já se regularizaram.

DC – Além de avisos, a prefeitura chegou a multar a Casan em diversas oportunidades. Se ocorrer um novo colapso no sistema, como o do último verão, existe a possibilidade de quebra no contrato de concessão?
Cesar –
É o momento de dar um voto de confiança à Casan, substituir um fornecedor de saneamento e de água não é algo fácil. Várias cidades fizeram isso no Estado e não melhoraram. Vamos dar esse voto de confiança, avaliar com a Agesan e a Secretaria Municipal de Saneamento com muito critério a temporada e depois vamos nos manifestar, seja parabenizando ou punindo. Existe um amplo leque de medidas, cuja mais extrema é o rompimento do contrato. Por enquanto, não quero falar por hipóteses. A gente espera que o melhor aconteça, mas se prepara para o pior. Claro que uma nova tragédia como a do ano passado vai nos obrigar a tomar alguma providência.

DC – Moradores e turistas sofreram com quedas de energia entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano. A Celesc já informou para a prefeitura quais providências tomou para evitar novas falhas na distribuição de energia?
Cesar –
Sim, conversamos com o Cleverson Siewert (presidente da Celesc). A energia não é um serviço regulado pelo município, mas a Celesc também está envolvida na Operação Presença na temporada. Eles nos apresentaram o cronograma de obras e nos tranquilizaram quanto à sequência do serviço. Também estamos dando um voto de confiança para a distribuidora.

DC – Durante o auge do colapso de água e energia, o senhor estava de férias e foi bastante criticado por isso. Vai tirar folga no mesmo período este ano?
Cesar –
Não, vou estar aqui. Não tenho data marcada para férias, mas certamente não vai ser mais no verão. Ficou a lição.

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