saneamento basico

Universidade propõe paralisação de serviços e ‘calote’ na Sanepar e Copel

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) divulgou no último sábado (21) uma nota sobre o corte da verba de custeio destinada às universidades paranaenses em 2015, calculada em aproximadamente R$ 125 milhões. Na semana passada, a decisão foi comunicada pela Secretaria de Fazenda aos reitores responsáveis.

De acordo com a nota, o corte na Unicentro será de R$ 13 milhões e medidas podem ser aprovadas pelo Conselho Universitário (COU), o que pode paralisar todos os serviços terceirizados de limpeza, vigilância e manutenção a partir de sexta-feira (27).

Além disso, a reitoria da universidade propõe o não pagamento de serviços prestados por “empresascom participação majoritária do Estado, como Sanepar, Copel e Imprensa Oficial”, a rescisão de todos os contratos com estagiários, a suspensão de bolsas mantidas com recursos institucionais e cancelamentos de viagens e diárias.

A reitoria ainda pede que o Conselho avalie a suspensão dos processos de compra de materiais, reagentes, equipamentos e outros itens, que dependam de recursos de custeio. “A Reitoria da Unicentro considera necessária a adoção de uma série de medidas, com objetivo de manutenção dos serviços essenciais da Universidade e com o intuito de evitar prejuízos a terceiros”, justifica.

“As medidas acima indicadas podem não ser adotadas caso não sejam aprovadas pelo COU ou caso a negociação com o Governo do Estado consiga reverter a situação do custeio institucional”, acrescenta a nota.

Reunião com Richa

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) terá uma audiência nesta terça-feira (24) com o governador do Estado, Beto Richa, para tratar do “pacotaço”, da autonia das instituições e dos problemas no orçamento de custeio das sete universidades afiliadas à entidade, UEL, UEM, Unicentro, Uenp, Unespar, UEPG e Unicentro.

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »