saneamento basico

Universidade propõe paralisação de serviços e ‘calote’ na Sanepar e Copel

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) divulgou no último sábado (21) uma nota sobre o corte da verba de custeio destinada às universidades paranaenses em 2015, calculada em aproximadamente R$ 125 milhões. Na semana passada, a decisão foi comunicada pela Secretaria de Fazenda aos reitores responsáveis.

De acordo com a nota, o corte na Unicentro será de R$ 13 milhões e medidas podem ser aprovadas pelo Conselho Universitário (COU), o que pode paralisar todos os serviços terceirizados de limpeza, vigilância e manutenção a partir de sexta-feira (27).

Além disso, a reitoria da universidade propõe o não pagamento de serviços prestados por “empresascom participação majoritária do Estado, como Sanepar, Copel e Imprensa Oficial”, a rescisão de todos os contratos com estagiários, a suspensão de bolsas mantidas com recursos institucionais e cancelamentos de viagens e diárias.

A reitoria ainda pede que o Conselho avalie a suspensão dos processos de compra de materiais, reagentes, equipamentos e outros itens, que dependam de recursos de custeio. “A Reitoria da Unicentro considera necessária a adoção de uma série de medidas, com objetivo de manutenção dos serviços essenciais da Universidade e com o intuito de evitar prejuízos a terceiros”, justifica.

“As medidas acima indicadas podem não ser adotadas caso não sejam aprovadas pelo COU ou caso a negociação com o Governo do Estado consiga reverter a situação do custeio institucional”, acrescenta a nota.

Reunião com Richa

A Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) terá uma audiência nesta terça-feira (24) com o governador do Estado, Beto Richa, para tratar do “pacotaço”, da autonia das instituições e dos problemas no orçamento de custeio das sete universidades afiliadas à entidade, UEL, UEM, Unicentro, Uenp, Unespar, UEPG e Unicentro.

Últimas Notícias: