Capacidade de Botafogo/PE passa de 50% e Compesa promete alívio no racionamento

Com mais água na barragem, cidades como Olinda, Paulista e Abreu e Lima podem ter racionamento aliviado em agosto

A barragem ultrapassou 50% de sua capacidade total, ou seja, mais de 13,8 milhões de metros cúbicos de água estão acumulados.

As fortes chuvas registradas nesta semana fizeram com que a barragem do Botafogo, localizada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), ultrapassasse 50% de sua capacidade total, ou seja, mais de 13,8 milhões de metros cúbicos de água acumulados. De acordo com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, há pouco tempo, o local estava com 20% de sua capacidade.

A barragem era a mais preocupante 

Em entrevista à Rádio Jornal, Tavares afirmou que Botafogo era uma das barragens que mais preocupava a gestão da Compesa e com a elevação do volume de água no local.

“Botafogo era uma barragem que nos preocupava muito e agora passou de 50%. Ontem (quinta, 25), o governador pediu que fizéssemos estudos para ver onde é que podemos, de forma mais rápida, melhorar o abastecimento (de água) para a população”, contou.

Ainda segundo Roberto Tavares, a previsão é que os estudos sejam apresentados ao governador Paulo Câmara entre a próxima segunda-feira (29) e terça (30). Após isso, afirmou o presidente da Compesa, será possível dar respostas mais rápidas à população em relação à redução do racionamento de água na área norte da RMR. “Nosso interesse é que as pessoas mais sacrificadas tenham respostas rapidamente”, disse Tavares.

Alívio de racionamento

Perguntado sobre a possibilidade de haver alívio no racionamento de água para a parte norte do Grande Recife já em agosto, Tavares garantiu que sim. “Sem dúvidas”, respondeu.

Fonte: Uou.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »