saneamento basico

(CE) Governo aposta na continuidade de ações emergenciais contra a seca

Em um provável cenário de chuvas abaixo da média história para 2014 desenhado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), representantes do Governo do Estado apostam na continuação de ações emergenciais em andamento para a mitigação dos efeitos da seca. Na próxima segunda-feira, 27, o Comitê Integrado de Combate à Seca deverá lançar um plano de ações para o Ceará. Hoje, de acordo com a Defesa Civil Estadual, 176 municípios cearenses estão em situação de emergência por conta da seca.

Atualmente, segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, o Ceará é o estado “mais bem preparado do Nordeste” para a convivência com a seca. “Não adianta anunciar uma catástrofe. Estamos nos preparando para qualquer situação”, comentou o secretário. O Ceará recebeu, entre julho de 2012 e outubro de 2013, de acordo com Martins, mais de R$ 5 bilhões em recursos dos governos Federal e Estadual e das prefeituras para ações de convivência com a seca.

Ainda é cedo, segundo o titular da SDA, para prever um aumento de investimentos. O secretário ressaltou, no entanto, que já existem recursos na ordem de R$ 2,5 bilhões garantidos para ações como Operação Carro Pipa, construção de cisternas e sistemas de abastecimento e Garantia Safra. “As ações que estão em andamento serão continuadas e ampliadas conforme a necessidade porque, tanto da parte do Governo do Estado, como do Governo Federal, não tem faltado recurso”, apontou.

Para Martins, a situação hídrica é a mais preocupante em um cenário de possível seca para 2014. “A parte da safra, por exemplo, é fácil de recuperar. O Garantia Safra compensa boa parte da perda. Mas água você não tem como produzir. A nossa necessidade é de recarga”, avaliou.

Recursos hídricos
Segundo o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Rennys Frota, o órgão já possui um plano para a construção de nova adutoras. Os municípios a serem atendidos, no entanto, não foram divulgados pelo gestor. “As situações já estão desenhadas. O que estamos trabalhando agora é na priorização do que será feito primeiro”, explicou.

Frota afirmou que a prioridade da Cogerh é cuidar do abastecimento das sedes municipais e dos maiores distritos assinalados pelas Prefeituras. “Continuaremos com o trabalho que está sendo feito, com a instalação de adutoras de engate rápido onde conseguirmos fazer algum transporte. Onde não conseguirmos, vamos orientar para que a Operação Carro Pipa faça o abastecimento a partir dos mananciais”.

Fonte: O Povo
Veja mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/01/22/noticiasjornalcotidiano,3194684/governo-aposta-na-continuidade-de-acoes-emergenciais-contra-a-seca.shtml

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »