saneamento basico

(CE) Governo aposta na continuidade de ações emergenciais contra a seca

Em um provável cenário de chuvas abaixo da média história para 2014 desenhado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), representantes do Governo do Estado apostam na continuação de ações emergenciais em andamento para a mitigação dos efeitos da seca. Na próxima segunda-feira, 27, o Comitê Integrado de Combate à Seca deverá lançar um plano de ações para o Ceará. Hoje, de acordo com a Defesa Civil Estadual, 176 municípios cearenses estão em situação de emergência por conta da seca.

Atualmente, segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, o Ceará é o estado “mais bem preparado do Nordeste” para a convivência com a seca. “Não adianta anunciar uma catástrofe. Estamos nos preparando para qualquer situação”, comentou o secretário. O Ceará recebeu, entre julho de 2012 e outubro de 2013, de acordo com Martins, mais de R$ 5 bilhões em recursos dos governos Federal e Estadual e das prefeituras para ações de convivência com a seca.

Ainda é cedo, segundo o titular da SDA, para prever um aumento de investimentos. O secretário ressaltou, no entanto, que já existem recursos na ordem de R$ 2,5 bilhões garantidos para ações como Operação Carro Pipa, construção de cisternas e sistemas de abastecimento e Garantia Safra. “As ações que estão em andamento serão continuadas e ampliadas conforme a necessidade porque, tanto da parte do Governo do Estado, como do Governo Federal, não tem faltado recurso”, apontou.

Para Martins, a situação hídrica é a mais preocupante em um cenário de possível seca para 2014. “A parte da safra, por exemplo, é fácil de recuperar. O Garantia Safra compensa boa parte da perda. Mas água você não tem como produzir. A nossa necessidade é de recarga”, avaliou.

Recursos hídricos
Segundo o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Rennys Frota, o órgão já possui um plano para a construção de nova adutoras. Os municípios a serem atendidos, no entanto, não foram divulgados pelo gestor. “As situações já estão desenhadas. O que estamos trabalhando agora é na priorização do que será feito primeiro”, explicou.

Frota afirmou que a prioridade da Cogerh é cuidar do abastecimento das sedes municipais e dos maiores distritos assinalados pelas Prefeituras. “Continuaremos com o trabalho que está sendo feito, com a instalação de adutoras de engate rápido onde conseguirmos fazer algum transporte. Onde não conseguirmos, vamos orientar para que a Operação Carro Pipa faça o abastecimento a partir dos mananciais”.

Fonte: O Povo
Veja mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/01/22/noticiasjornalcotidiano,3194684/governo-aposta-na-continuidade-de-acoes-emergenciais-contra-a-seca.shtml

Últimas Notícias: