O primeiro dia da Operação Carnaval da Comlurb, no sábado (4), deixou um saldo de 302 pessoas multadas por jogar lixo ou por urinar nas ruas, além de de 5,5 toneladas de resíduos recolhidos após a passagem dos blocos.
Segundo a companhia de limpeza, 203 foliões foram flagrados jogando lixo em vias públicas pelos fiscais do Programa Lixo Zero, e multados em R$ 200 cada. Outras 99 pessoas foram autuadas por urinar nas ruas, sendo oito turistas estrangeiros, e terão que pagar R$ 548.
Para a Operação Carnaval, a Comlurb mobiliza até mil garis por dia, além de cinco mil contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores e 50 veículos, de minivarredeiras a caminhões compactadores e pipa d’água, para garantir a limpeza das vias após os desfiles – só no sábado (4), 16 blocos tomaram as ruas.
As equipes de limpeza atuam até a dispersão do bloco, quando realizam a varrição, a remoção dos resíduos e a lavagem das ruas e calçadas. Ao longo de todo o trajeto são instalados contêineres para garantir que o folião tenha local adequado para jogar seu lixo, evitando multas e colaborando com a limpeza.
No ensaio da Banda de Ipanema, foi recolhida 1,2 tonelada de lixo, enquanto no desfile do Larga a Onça, Alfredo!, em Laranjeiras, o montante chegou a 2 toneladas. Na Liga dos Blocos e Bandas da Zona Portuária a Comlurb removeu 770 quilos de resíduos, além de 1,4 tonelada durante a passagem d’Os 20 de Ouro, na Ilha do Governador, e outros 160 quilos de lixo no Seu Kuka, no Grajaú.
Fonte: G1