saneamento basico
Equatorial vence processo de privatização da Copasa

Equatorial vence processo de privatização da Copasa

Grupo assumirá controle de até 30% da companhia, enquanto o governo mineiro manterá poderes de veto em decisões consideradas estratégicas.

A Equatorial venceu a disputa pela privatização da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) nesta quarta-feira (3).

Com isso, será a investidora estratégica da companhia mineira de saneamento, segundo fontes de mercado ouvidas pela reportagem.

A operação representa um dos movimentos mais relevantes do setor de infraestrutura desde a privatização da Sabesp e reforça a estratégia do grupo de ampliar sua atuação além do segmento de energia elétrica.

Nesta quarta (3) as ações da companhia subiram drasticamente em mais de 13% no último dia de entregas de propostas da estatal mineira.

Na última segunda-feira (1), o TCE-MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais). Determinou a tarde desta quarta como prazo máximo para a análise de um pedido de medida cautelar que questiona a modelagem e a condução da privatização.

O certame colocou frente a frente a Equatorial e um consórcio formado por Itaúsa, Equipav, fundo soberano de Cingapura (GIC) e participação simbólica da Aegea.

Os dois grupos haviam apresentado propostas para adquirir a posição de investidor de referência da companhia mineira.

Em um processo estruturado pelo governo de Minas Gerais para transferir o controle da estatal ao setor privado.

A privatização da Copasa foi desenhada nos moldes da operação realizada com a Sabesp.

Por fim, o modelo prevê a venda de uma participação relevante do Estado de Minas Gerais. Atualmente detentor de 50,03% do capital da empresa, para um investidor estratégico capaz de assumir papel central na gestão e na execução dos investimentos necessários para universalizar os serviços de água e esgoto.

Fonte: CNN Brasil

LEIA TAMBÉM: Copasa altera regras de oferta de ações ligada à privatização

Últimas Notícias:
CajamarSP salta de 0% para 79% de coleta de esgoto

Cajamar/SP salta de 0% para 79% de coleta de esgoto

O município de Cajamar, na Grande São Paulo, não contava com coleta nem tratamento de esgoto até 2022. Com a expansão dos investimentos após a desestatização da Sabesp pelo Governo de São Paulo, em 2024, o serviço passou a alcançar 79% de cobertura de coleta e 50% de tratamento. As obras na cidade abrangem um conjunto de intervenções que alcança R$ 132 milhões no programa IntegraTietê.

Leia mais »
Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

O acesso ao saneamento básico adequado pode impactar diretamente a renda, a saúde e a qualidade de vida da população. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil. Moradores de regiões com acesso à água tratada e coleta de esgoto podem alcançar renda até duas vezes maior do que aqueles que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária.

Leia mais »