saneamento basico

Em dez anos quantidade de lixo em Manaus cresceu 38,9%

A população cresceu e com ela o lixo produzido. Segundo dados da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), em dez anos houve um crescimento de 38,9% na quantidade de lixo produzido pelo manauara. Esse aumento pode ser visto principalmente nos igarapés e no rio Negro, onde geladeiras, fogões, pneus, restos de carros e toneladas de lixo doméstico são descartados sem pena do meio ambiente.

Na Manaus Moderna, no Centro, uma balsa recolhe anualmente 7,4 mil toneladas de lixo jogado no rio Negro por pessoas que moram nos ‘beiradões’ e transformam a orla da cidade, que deveria ser um ponto turístico, num lixão a céu aberto.

Para o feirante João Carlos Araújo, 58, a Manaus Moderna hoje está bem melhor do que há anos, quando o lixo deixado pelos feirantes era jogado na rua e os urubus espalhavam os restos. “Ainda não é o ideal, mas acredito que os feirantes estão muito mais conscientes de que o lixo jogado em qualquer lugar afasta os clientes e pode prejudicar eles mesmos com doenças”, disse.

De acordo com João Carlos, os restos das feiras são colocados em um contêiner que é recolhido várias vezes por dia e acaba ajudando as pessoas a terem mais consciência de que lugar de lixo é na lixeira.

Ainda de acordo com a Semulsp, em 2013 foram recolhidos mensalmente 624 toneladas de lixo nos igarapés, número que em janeiro de 2014 foi de 21 toneladas diárias, o que demonstra que a quantidade de lixo será superior esse ano. Segundo os dados da Semulsp, nas feiras foram retirados no ano passado cerca de 35 toneladas de restos considerados descartáveis.

O fato desse aumento considerável de lixo exigiu, por exemplo, que a secretaria adotasse medidas para desafogar o Aterro de Resíduos Sólidos da capital, localizado no km 19 da AM-010 (Manaus–Itacoatiara). Uma das medidas proibiu o descarte para destinação final e tratamento de “resíduos de terceiros” no local.

A professora de educação infantil, Sabrina Dantas, 28, acredita que somente com educação é possível reverter a situação atual da quantidade de lixo despejado pela população em qualquer lugar. “A frase de lixo no lixo é repetida várias vezes pelas pessoas, mas somente quando as crianças aprenderem isso em casa com os pais é que vamos ver resultado”, disse Sabrina.

Fonte: A Crítica
Veja mais: http://acritica.uol.com.br/manaus/Manaus-Amazonas-Amazonia-quantidade-lixo-Manaus-cresceu_0_1081691850.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »