saneamento basico

Fornecimento de água é reestabelecido por Caesa após ato de vandalismo em Jari

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já reestabeleceu o fornecimento no município de Laranjal do Jari, no Sul do Estado, que havia sido interrompido desde a última sexta-feira, 4, após desperdício criminoso de um dos produtos utilizados para tratar o líquido.

Aproximadamente 5 mil litros de sulfato de alumínio foram jogados fora na área da estação de tratamento do município. Apesar do ocorrido, o serviço de abastecimento já está normalizado.

A diretora-presidente da CAESA, Patrícia Brito, contou que os técnicos tiveram que montar um plano emergencial para que o abastecimento fosse reestabelecido. “Para que os problemas não se agravassem tivemos que contar com o apoio do sistema de abastecimento de água do município de Vitória do Jari, que disponibilizou o produto de tratamento da água até que a reserva de Macapá chegasse em Laranjal”, explicou a diretora.

Segundo ela, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o ato de vandalismo. “O código penal, em seu artigo 265, prevê pena de reclusão, de 1 a 5 anos, e multa para aquele que atentar contra o funcionamento do serviço de abastecimento de água e, mediante a situação, nós vamos tomar as providências necessárias para que o responsável seja punido e para que isso não possa acontecer novamente”, afirmou.

A Companhia de Água e Esgoto do Estado Amapá informou que também foram acionados técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para averiguar se o produto contaminou a área onde foi estraviado.

 
Fonte: JDia

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »