saneamento basico

Manutenção pode deixar 9 milhões sem água no RJ às vésperas do feriado

A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) irá realizar nesta quinta-feira (29) uma manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água do Guandu, responsável pelo abastecimento da capital fluminense e da Baixada Fluminense. Cerca de 9 milhões de pessoas serão afetadas pela interrupção do fornecimento de água, que iniciará às 8h e terá duração de 24 horas.

Segundo a Cedae, o abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas mais isoladas, como regiões mais altas e “pontas” – especialmente em Duque de Caxias, na Baixada, e nos bairros do Recreio, Leme, Urca e Santa Teresa -, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas após a conclusão dos trabalhos para ser totalmente restabelecido.

A Cedae montou um esquema especial para atender hospitais, escolas e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante.

O objetivo da manutenção é preparar o sistema para o aumento do consumo, durante o verão.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »