Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Presidente do DAE fala sobre a concessão dos serviços de Água e Esgoto aos rotarianos sumareenses

  • Geral
  • fevereiro 4, 2014

Dando continuidade ao cronograma de encontros setoriais para esclarecimento da atual situação da autarquia, cuja realização foi determinada pela prefeita Cristina Carrara, o presidente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré, Valmir Ferreira da Silva, reuniu-se na noite da última quinta-feira, 30 de janeiro, com os membros dos Rotary Clubs de Sumaré (que incluem o Sumaré, o Sumaré-Ação, o Sumaré-Norte e o Sumaré-Villa Flora). O encontro aconteceu na sede rotariana do município e contou com a presença de cerca de 30 convidados.

Para o presidente do Rotary Club Ação, José Carlos Bertasso, “tudo o que foi explicado é muito informativo para todo cidadão sumareense”. “O encontro foi muito propício para a real informação, assim, nos tornamos multiplicadores dessas informações”, analisou Bertasso, elogiando a transparência dada pela Administração Municipal e toda a segurança no esclarecimento prestado pelo presidente do DAE.

Silva informou que o cumprimento do Plano Municipal de Saneamento Básico, uma vez aprovado, tornou-se obrigatório para todos os municípios brasileiros, e, no caso de Sumaré, as obras previstas visam a melhoria dos Serviços de Água e Esgoto prestados à população da cidade. No entanto, reforçou que nem a Prefeitura, nem o DAE, têm capacidade financeira para fazer os investimentos necessários, estimados em torno de R$ 360 milhões.

“Este Plano é público e sua análise, bem como a análise da situação financeira da autarquia, deixa claro que a concessão dos Serviços de Água e Esgoto na cidade de Sumaré, hoje, é a melhor das alternativas para melhorar todos os serviços prestados”, garantiu.

Foram apresentados aos participantes todos os problemas que envolvem o tratamento de água e esgoto na cidade, investimentos necessários e como se encontra atualmente a autarquia em Sumaré.

Para a chefe do Executivo Municipal, Cristina Carrara, a concessão do serviço, uma necessidade para a melhoria dos serviços oferecidos, é a melhor alternativa entre todas as opções que foram discutidas para garantir os serviços prestados à população. “Queremos discutir amplamente com todas as lideranças a atual situação do DAE. Queremos que todos fiquem bem informados, para que possam transmitir todas as informações para as comunidades na qual atuam e da qual fazem parte”, explicou a prefeita recentemente.

Neste sentido, o presidente do DAE deixou claro aos rotarianos que, hoje, o município não pode arcar com os altos investimentos identificados no Plano Municipal de Saneamento “para solucionar o problema no setor, que ficou muito tempo sem investimentos”. “O município não dispõe destes recursos.”

De acordo com ele, “está ocorrendo muita confusão entre concessão e privatização”. “Na privatização, o Poder Público vende o controle e os ativos a uma empresa privada. Já na concessão, nada é vendido, o planejamento e a regulação continuam por conta do Poder Público, e os ativos retornam ao final do contrato, inclusive com as melhorias que forem feitas”, lembrou o presidente do DAE.

Dentro do cronograma de encontros setoriais, há novos encontros marcados ao longo das próximas semanas. Também haverá a realização de audiências públicas, em momento mais adiantado do processo e antes da publicação do edital.

Fonte: PORTAL NOVIDADES

Veja mais: http://www.portalnovidade.com.br/materia/4991/presidente-do-dae-fala-sobre-a-concessao-dos-servicos-de-gua-e-esgoto-aos-rotarianos-sumareenses.html

AnteriorAnteriorÁgua em poeira cósmica sugere que vida é universal
PróximoA verdade está com quem?Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

suez
aquamec
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
Conaut
clean environment brasil
DENORA
Penetron
bf-dias
Superbac
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.