Skip to content
sábado, junho 25, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

PT quer CPI para investigar problemas no abastecimento

  • Geral
  • fevereiro 1, 2014

Um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será preparado pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal, para apurar os motivos que levaram à crise no abastecimento de água do município, além de problemas administrativos ocorridos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O pedido será feito pelos vereadores Francisco França, líder da bancada petista; Izídio de Brito, presidente do partido; e Carlos Leite (PT), que precisam de, no mínimo, sete assinaturas para que a CPI seja instaurada.

Segundo o vereador Francisco França, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) precisa ser instaurada por conta dos recentes problemas de falta de água que Sorocaba tem enfrentado. “Tivemos a ideia da criação da CPI na última quinta-feira (30), pois a situação se agrava a cada dia na cidade, a população está passando por dificuldades e precisamos identificar quais são os fatores que têm gerado esses constantes transtornos”, diz.

França ainda comentou sobre uma declaração do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) relativa à falta de investimentos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “O prefeito admitiu durante uma entrevista que o último investimento feito na ampliação da ETA Cerrado, por exemplo, foi há cerca de 20 anos. Por isso estamos com tantos problemas, não se pode ficar tanto tempo sem melhorias”, afirma. “Antes o Saae era superavitário, já chegou até a emprestar dinheiro para a Prefeitura, e hoje em dia está com todos esses problemas”, declara o vereador Izídio de Brito.

O vereador Carlos Leite (PT) afirmou que provavelmente, na próxima segunda-feira (3), as assinaturas necessárias para a instauração da CPI já estarão bem encaminhadas para que o projeto seja lido e protocolado durante a Sessão da Câmara de terça-feira (4). “Acredito que não teremos dificuldades em conseguir as assinaturas, esse é um tipo de problema que não pode ser deixado de lado, estamos confiantes que dará tudo certo”. Leite ainda disse que a escolha de um presidente para a CPI só será feita posteriormente à aprovação do requerimento na Câmara Municipal.

Envolvimento em outras CPIs 

O vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Izídio de Brito, participante em outras CPIs como a do Sorocaba Total e a da Educação, Saúde Pública e Juventude, afirmou que a conciliação entre as Comissões é tranquila, apesar de demandar maior tempo de trabalho. “Considero importante participar dessas CPIs, mesmo que exija uma carga maior de trabalho. É evidente que não pegaremos 10 CPIs para fazer, mas sempre procuro trabalhar de um modo que consiga me dedicar inteiramente a cada uma delas”.

Uma das questões que também será investigada – segundo a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) – caso a CPI seja instaurada -, é a saída do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Wilson Unterkircher Filho, que deixará o cargo para o ingresso de Adhemar José Spinelli Júnior. “É estranha essa saída repentina”, diz o vereador Francisco França. “Só uma CPI pode descobrir se, realmente, o motivo da saída dele foi uma proposta profissional. Não é normal trocar a diretoria em meio a essa crise”, completa o vereador Carlos Leite. (Supervisão: Daniela Jacinto)

Fonte e Agradecimento: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/529095/pt-quer-cpi-para-investigar-problemas-no-abastecimento

AnteriorAnteriorAneel aprova reajustes de tarifas de energia em SP e na PB
PróximoAs mudanças na lei de saneamento básicoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
logo-netzsch
Penetron
bf-dias
suez
DENORA
aquamec
clean environment brasil
Conaut
Superbac

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.