saneamento basico
Resíduos Sólidos Economia Circular

São José/SP: Seminário debate resíduos sólidos e economia circular

Resíduos Sólidos Economia Circular

O primeiro dia do Seminário sobre Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Circular, organizado pela Prefeitura de São José dos Campos, Urbam e o Instituto Valoriza Resíduos, reuniu mais de 100 pessoas no Centro de Formação do Educador (Cefe), em Santana.

O público contou com a participação de especialistas que abordaram o panorama da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em São José dos Campos, a importância das cooperativas na reciclagem, da economia circular nas indústrias, cidades inteligentes, combustível derivados de resíduos e os avanços da logística reversa.

O gerente da agência da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no município, Marcus Vinícius Victor Cunha, abordou a respeito do cenário dos resíduos sólidos no Vale do Paraíba e a nova legislação ambiental referente aos licenciamentos.

“É importante ter uma boa operação dos aterros sanitários. Neste sentido, o aterro sanitário operado pela Urbam atendeu aos requisitos e recebeu nota 10 nos últimos anos”, afirmou.

Ele lembrou ainda que a região possui um grande parque industrial e crescimento das unidades habitacionais necessitando reforçar a prática da reciclagem e reutilização dos resíduos.

LEIA TAMBÉM: Resíduos e microplásticos: o desafio invisível da crise climática

Os palestrantes reforçaram ainda sobre educação ambiental e economia circular, para repensarmos a forma como produzimos, consumimos e descartamos produtos.

Fonte: R3.

Últimas Notícias: