saneamento basico

Sabesp e Copasa vão pelo ralo na Bovespa; veja os gráficos

São Paulo – As ações da Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, chegavam a despencar 14,5% na mínima desta segunda-feira.

Na última quinta-feira, a empresa informou que a situação do sistema de abastecimento de água na região metropolitana de Belo Horizonte e demais cidades no estado é crítica e que há risco real de desabastecimento.

Desde o anúncio, os papéis da Copasa intensificaram as perdas, chegando a recuar 31%.

A presidente da empresa, Sinara Meirelles, anunciou medidas como rodízio no abastecimento a ser realizado com programação pré-definida, com o objetivo de minimizar os transtornos causados pela falta d’água. Os números divulgados hoje pela Copasa mostram que houve uma queda entre domingo e esta segunda-feira. O Sistema Paraopeba oscilou de 30,26% para 30,03%, Rio Manso de 45,04% para 44,78%, Vargem das Flores de 28,29% para 27,72% e Serra Azul de 5,85% para 5,80%.

No acumulado do ano, as ações da Copasa registram queda de 34%.

Afundando juntas

Sabesp também vive o mesmo drama da seca na Bovespa. Os papéis da companhia já perderam 32% desde que o ano começou.

A possibilidade de o Cantareira, maior reservatório de água da região metropolitana de São Paulo, secar no início de junho, já começa a levantar questionamentos sobre o que ainda pode ser feito pelo Poder Público em um prazo tão curto – cenário que afugentou os investidores.

Nos últimos cinco meses, período no qual o temor do desabastecimento começou a se intensificar, Sabesp e Copasa viram suas ações despencarem 40% e 59%, respectivamente. As perdas de valor de mercado de ambas empresas neste período chegam a 5,7 bilhões de reais, segundo dados da consultoriaEconomatica.

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »