saneamento basico
Empresas Uso Inteligente Água

SP Águas completa um ano fortalecendo a segurança hídrica em São Paulo

A SP Águas — Agência Paulista de Águas — acaba de comemorar seu primeiro ano de atuação com um avanço importante. A inauguração de um centro de monitoramento mais moderno, dedicado a acompanhar rios, reservatórios e chuvas em todo o estado.

SP Águas completa um ano fortalecendo a segurança hídrica em São Paulo

O novo espaço integra tecnologia de ponta para acompanhar dados hidrológicos em tempo real, permitindo respostas mais rápidas a períodos de estiagem e prevenção de enchentes. Com informações precisas e compartilhadas entre órgãos de defesa civil, meio ambiente e recursos hídricos, a gestão se torna mais ágil e eficiente.

Desde sua criação, a agência vem aprimorando processos regulatórios, fiscalizações e concessões de uso da água, além de implementar ferramentas que dão mais transparência e segurança para quem depende desses recursos — de indústrias e produtores rurais até municípios e cidadãos.

Por que isso importa?

A iniciativa reforça o planejamento hídrico de longo prazo, essencial para garantir abastecimento, sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas em todo o território paulista.

Fonte: Agência Paulista de Águas

Últimas Notícias:
Da lei à realidade desafios do saneamento básico no Brasil (1)

Da lei à realidade: desafios do saneamento básico no Brasil

Mesmo com novo marco, saneamento universal avança lentamente e pressiona saúde pública, meio ambiente e infraestrutura urbana. O Marco Legal do Saneamento define metas importantes para o Brasil: até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90% deve contar com coleta e tratamento de esgoto.

Leia mais »