saneamento basico

MS: Itaquiraí é excluída de investimento em saneamento básico

A exclusão do município de Itaquiraí nos investimentos em saneamento básico que foram anunciados na manhã desta quarta-feira, pelo governador André Puccinelli, provocou reações imediatas do presidente do Legislativo, Rui Felipe Kopper (PMDB). “Aguardamos o anúncio do nome de Itaquiraí durante as assinaturas das ordens de serviços, mas, para nossa infelicidade total, Itaquiraí não foi relacionado entre os 32 municípios contemplados”, denuncia o vereador.

Absolutamente decepcionado, Felipe busca explicações e qualquer informação que justifique por que o Estado, exclusivamente através da Sanesul, está, mais uma vez, desprezando as reivindicações da população e das famílias itaquiraienses.

O parlamentar foi até a sede da Sanesul e no escritório da Funasa, em Campo Grande, ver o que aconteceu e por que Itaquiraí ficou de fora dos investimentos de R$ 323 milhões anunciados pelo Governo do Estado.
“As autoridades de Itaquiraí, nós do Legislativo e do Executivo não nos cansamos de reivindicar os investimentos para a conclusão das obras de distribuição de água potável nos assentamentos Indaiá e Santa Rosa e, principalmente, a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, para que a rede de esgoto doméstico, já implantada, possa ser ativada. Porém, mais uma vez, estas melhorias que já deixaram de ser apenas urgente e passaram ser emergentes, não estão sendo atendidas”.

Indignado, o vereador Felipe Kopper destaca que as obras citadas são importantíssimas, pois, centenas de famílias estão sem água potável em suas residências e sofrem uma barbaridade para manter os afazeres diários, significando sofrimento para toda a família.

Segundo ele, só no Santa Rosa são cinco caixas d’águas levantadas aguardando as instalações de bombas e colocação das redes para acabar com a falta de água neste assentamento. A mesma situação acontece no Assentamento Indaiá, onde a rede foi instalada, caixas levantadas, mas o serviço está interrompido. São famílias que aguardam a chegada da água tratada há mais de uma década.

“A construção de uma nova estação de tratamento de esgoto (a obra antiga foi embargada por questões ambientais) também se arrasta por mais de dez anos. Enquanto isso, não temos sequer uma casa atendida com o saneamento básico. É uma absoluta falta de respeito ao povo de Itaquiraí, o desprezo que estão dando às insistentes solicitações feitas. O que está acontecendo? Seria falta de projetos?. Falta de gestão?. Ou ingerência da Sanesul?”, indaga o presidente do Legislativo.

“Mas não vamos desistir. Buscaremos apoios de todas as forças políticas possíveis, e utilizaremos os argumentos necessários para que esta situação seja mudada. Itaquiraí não merece este descaso. Aliás, se for o caso, partiremos até para medidas extremas com uma ação judicial para que a questão do saneamento básico receba atenção das autoridades responsáveis e as obras realmente aconteçam em Itaquiraí. Esse é o nosso posicionamento”, sustentou Felipe Kopper.

Últimas Notícias: