saneamento basico

Presidente da ANA propõe construção de reservatórios para resolver crise da água

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse nesta terça (10) que o Brasil precisa retomar uma política de construção de reservatórios que, por diversas razões, entre elas, “questões ambientais que são absolutamente verdadeiras”, abdicou de manter em funcionamento.

Em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil, Andreu comentou a crise hídrica no país, especialmente em São Paulo. “Deveríamos voltar a estudar a geografia de maneira que voltássemos a ter reservatórios”, disse. “Isso tem impactos sobre o meio ambiente? Tem. Tem impacto sobre algumas comunidades? Tem. Mas temos que colocar do outro lado os eventuais benefícios que uma política desse tipo tem – às vezes, até para controlar enchentes”, acrescentou.

De acordo com o diretor-presidente da ANA, houve uma redução de oferta de crédito pelo Banco Mundial em todos os países do chamado terceiro mundo, inclusive no Brasil, para a construção de reservatórios, “porque havia impacto ambiental e se criava uma imagem negativa”, explicou, e assim “Deixou-se de financiar reservatório. Mas o que está acontecendo é que você estressa mais ainda aquele reservatório existente. A sua capacidade de gerenciar uma crise não conta com água nova reservada”.

Fonte : Agência Brasil (DF)

Últimas Notícias:
Como o diagnóstico operacional pode revelar oportunidades de redução de custos EOS Systems

Como o diagnóstico operacional pode revelar oportunidades de redução de custos | EOS Systems

O setor de saneamento básico vive um momento de profunda transformação estrutural no Brasil. Com a consolidação das metas de universalização, o aumento do rigor das agências reguladoras e a maior cobrança da sociedade por eficiência, as concessionárias (públicas e privadas) enfrentam uma equação complexa: aumentar os investimentos em infraestrutura sem repassar ineficiências operacionais para as tarifas públicas.

Leia mais »