Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Empresa de Águas da Bahia é contra transposição do São Francisco para o PI

  • Leis & Afins, Política
  • fevereiro 7, 2014

A empresa baiana de Água e Saneamento (Embasa) é uma das forças que atuam contra a transposição do Rio São Francisco para o Piauí. A revelação foi feita pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), Elmo Vaz, durante a reunião com a bancada federal do Piauí.

“A Embasa não tem interesse de prolongar até o Piauí, de Campo Alegre (BA) até o Piauí, devido à complexidade do projeto”, argumentou. No entanto, disse aos presentes que sempre cita aos contrários à transposição para o Piauí uma forte nomenclatura, a “DD”. “Digo a eles que a água é Deus e o dinheiro é de Dilma [Rousseff]”. “Mas a empresa não que nem ouvir falar em prolongar a transposição“, reforçou.

O projeto de transposição do São Francisco, como idealizado de forma inicial, teve que ser repensado. Isso porque houve bastante críticas internas à proposta, na própria Codevasf, e críticas vindas, inclusive, do ministro da Integração Nacional. Com a nova mudança, e a confirmação do estudo de viabilidade, o valor do custo da obra cai de R$ 6,5 bilhões para R$ 2 bilhões iniciais.

Desconfiança
Quando lançada a idéia, em ato realizado no Ministério da Integração Nacional, com a presença da bancada federal do estado, do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, o deputado federal Júlio César chegou a questionar o titular da pasta sobre a viabilidade do projeto.

Um dos pontos questionados foi justamente sobre a vazão necessária para dar vida a toda a transposição do rio São Francisco, incluindo o eixo que beneficiaria o semiárido piauiense. Isso porque para viabilização do projeto seria necessária uma vazão de cerca de 170 metros cúbicos por segundo. Porém, a Agência Nacional de Água (ANA) só autorizou 26 metros cúbicos por segundo.

Fonte: Portal AZ
Veja mais: http://www.portalaz.com.br/noticia/brasilia/287264_empresa_de_aguas_da_bahia_e_contra_transposicao_do_sao_francisco_para_o_pi.html

AnteriorAnteriorPetrobras não fará captação de água de Paracuru, no Ceará, diz Cogerh
PróximoCanápolis (BA) tem 100% de cobertura no atendimento de esgotamento sanitárioPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

logo-bioproj
Superbac
bf-dias
aquamec
DENORA
Conaut
logo-netzsch
clean environment brasil
Penetron
paques-logo-home.jpg
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.