Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Portos do Paraná implantam sistema integrado de gestão ambiental

  • Meio Ambiente, Política
  • janeiro 27, 2014

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) irá implantar o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SGA). Com sistema, a Administração será capaz de identificar oportunidades de melhorias que possam auxiliar na redução ou eliminação de eventuais impactos das atividades portuárias, permitindo adequações e aprimoramentos contínuos de seus procedimentos de gestão ambiental e de segurança do trabalho.

A Appa começou o ano com mais um passo rumo à excelência nesta área, com a contratação de empresas especializadas em consultoria e defesa ambiental já foram contratadas para implantar o sistema, sob a coordenação do núcleo ambiental da Appa. “O governo estadual tem cuidado permanente com o meio ambiente no desenvolvimento das atividades portuárias no Paraná”, afirma o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Sabemos da nossa responsabilidade e da necessidade de manter o equilíbrio entre porto, cidade e meio ambiente. A preocupação é cuidar hoje do porto e da Baía de Paranaguá, uma das mais importantes do país, para que amanhã continue existindo em sua diversidade e riqueza de espécies”, afirma diz ele.

CONJUNTO DE POLÍTICA – O Sistema de Gestão Ambiental corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos, com o objetivo de obter melhor desempenho ambiental. Isso é alcançado com o uso de monitoramentos, controles e ações de redução dos impactos ambientais provocados pelas operações típicas do setor portuário.

“Pelo sistema, teremos condições de coletar mais dados, e quanto mais dados coletarmos sobre os impactos da nossa atividade na baía de Paranaguá, melhor controle teremos e mais rápido poderemos responder e agir em caso de um acidente”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Não basta a Licença de Operação, obtida em 2013, precisamos cuidar continuamente, seguir trabalhando de acordo com a legislação ambiental, como deve ser”, diz ele.

Entre os principais programas do Sistema de Gestão Ambiental estão gestão ambiental, auditoria ambiental, comunicação social, educação ambiental, controle de proliferação de vetores, recuperação de passivos ambientais, gerenciamento de resíduos sólidos, gerenciamento de efluentes, gerenciamento das emissões atmosféricas, gerenciamento das emissões de ruídos, gerenciamento da água de lastro dos navios, monitoramento da qualidade das águas, monitoramento da qualidade dos sedimentos, monitoramento da biota aquática e determinação de bioindicadores e o monitoramento da atividade pesqueira.

“É importante destacar que a implantação destes programas não é apenas consequência da regularização das atividades da Appa, mas sim, da conscientização de que um mecanismo permanente de controle ambiental permitirá atingir a almejada sustentabilidade do Complexo Estuarino de Paranaguá, um patrimônio de toda a humanidade”, completa Dividino.

Ainda de acordo com o superintendente, os empreendimentos portuários, assim como toda a população litorânea, têm papel fundamental na preservação e recuperação dos ambientes naturais que ocupam. “Para o sucesso desse novo trabalho, o envolvimento de todos é fundamental”, conclui.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Veja mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=78832&tit=Portos-do-Parana-implantam-sistema-integrado-de-gestao-ambiental&ordem=50

AnteriorAnteriorComeça a ampliação de rede de esgoto de Bertioga
PróximoLixeira pública de Santana será fechada no final de marçoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
bf-dias
aquamec
paques-logo-home.jpg
Conaut
logo-netzsch
Penetron
DENORA
Superbac
suez
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.