saneamento basico
Sanepar Parcerias Internacionais Saneamento

Sanepar pode virar empresa de saneamento nacional após nova parceria

Sanepar Empresa Saneamento Nacional

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou, na sexta-feira (26), em Madri, um Memorando de Entendimento com a empresa espanhola Acciona.

A parceria representa o primeiro passo para ampliar a atuação da Sanepar em todo o Brasil. Atualmente, a companhia atende 344 municípios no Paraná e um em Santa Catarina.

Segundo o governador Ratinho Júnior, o acordo marca uma nova etapa no crescimento da empresa. “No Paraná, a Sanepar é um exemplo de eficiência, garantindo 100% de abastecimento à população dos 345 municípios atendidos, além de 81% de coleta de esgoto, com 100% dele tratado. Esse desempenho permitirá ao Estado atingir as metas do Marco Legal do Saneamento antes do prazo estipulado”, destacou o governador.

Em junho, o Conselho de Administração da Sanepar já havia autorizado a análise de novos negócios relacionados ao tratamento e destinação de resíduos, à expansão de mercado e a parcerias para a instalação de redes de fibra óptica em sistemas de esgotamento sanitário.

Momento da empresa

Com mais de seis décadas de atuação, a iniciativa ocorre em um momento estratégico para a Sanepar. No segundo trimestre de 2025, a companhia registrou receita líquida de R$ 1,7 bilhão, crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A parceria com a Acciona amplia o horizonte da Sanepar, incorporando a experiência da multinacional espanhola em projetos, construção e operação de estações de tratamento de água e esgoto. A Acciona do Brasil integra o grupo Acciona, especializado em infraestrutura sustentável e energias renováveis.

No país desde 1996, a Acciona já participou de importantes projetos de saneamento em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de obras de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ), a transformação da Estação Júlio Prestes em Sala São Paulo e a retomada da Linha 6–Laranja do metrô paulistano.

Fonte: TPR.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »