saneamento basico

Empresa japonesa lança solução para detectar inundações

A Fujitsu Limited e a Fujitsu Kyushu Network Technologies Limited anunciam sua solução de detecção de inundação de sistema de esgoto, que visa reduzir os danos da chuva e enchentes torrenciais repentinas. Inicialmente, a tecnologia já está disponível no Japão.

A solução utiliza um sensor ligado ao bueiro do esgoto, que coleta os dados de nível de água e realiza a comunicação via wireless, transmitindo os dados a cada cinco minutos. Com isso, o sistema pode detectar rapidamente aumentos repentinos no nível de água nos tubos de drenagem, possibilitando medidas rápidas para limitar danos resultantes de inundações que acompanham chuvas concentradas localmente. Além disso, os dados do nível de água acumulada podem ser úteis na avaliação dos planos de drenagem de esgoto e definir o planejamento do sistema de renovação

A Fujitsu iniciou a coleta de dados por meio de um teste de campo em julho de 2015, na cidade de Koriyama (Japão). Assim como havia previsto e com base nos resultados obtidos, a empresa iniciou a comercialização em 2016, inicialmente em seu país de origem. Uma das vantagens da solução é que o sensor é alimentado por um conversor termoelétrico – também desenvolvido pela Fujitsu Kyushu Network Technologies – que transforma a energia de temperatura em eletricidade e estende a duração da bateria de 10 meses para cinco anos. Isso significa que, além de tornar possível atingir eficiência operacional, os custos de implantação são mantidos sob controle, uma vez que a instalação da fonte de alimentação torna-se desnecessária.

Fonte: Decision Report

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »