saneamento basico

Ceará fica em 4º lugar em oferta de projetos

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou ontem os projetos técnicos habilitados para o 2º Leilão de Energia A-5/2013. Foram 687 empreendimentos para geração de energia , somando uma capacidade de produção de 21.130 megawatts (MW).

O Ceará repetiu o desempenho dos leilões anteriores e ficou mais uma vez atrás da Bahia e Rio Grande do Sul. Para Pedro Fiúza, diretor da Servtec Energia, empresa cearense de geração de energias renováveis, é necessário investimento em infraestrutura para que o potencial energético do estado seja aproveitado.

Os outros estados atraíram recursos e investiram em obras de infraestrutura para o desenvolvimento da malha de distribuição. Agora estão colhendo os frutos”, afirma. “Faltou empenho do governo cearense para ampliação da nossa malha de transmissão. Não adianta só produzir, tem que distribuir” , afirma.

A maioria dos projetos é de energia eólica: são 539 usinas com potência instalada de 13.287 megawatts, sendo 408 somente no Nordeste e 131 no Sul.

Em segundo lugar estão os projetos de energia solar. São 88 modelos para geração fotovoltaica que totalizam 2.024 megawatts. Os outros projetos possibilitam a produção de energia a partir de fontes como a heliotérmica (gerada pela irradiação solar), pequena central hidrelétrica (usina de pequeno porte) e hidrelétricas, além de termelétricas a biomassa, carvão e gás natural.

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, destacou a diversidade de matrizes energéticas aptas a participar do leilão. “Este leilão será importante, entre outros fatores, pela licitação de São Manoel, uma ótima usina hidrelétrica não só do ponto de vista energético, mas também nas searas social e ambiental”, avaliou .

Projetos habilitados

1º Bahia

Projetos energia eólica: 184
Solar: 49

Total: 241
oferta (MW): 5992

2º Rio Grande do Sul

Projetos energia eólica: 129
Solar: 0

Total habilitados: 139
oferta (MW): 5460

3º Rio Grande do Norte

Projetos energia eólica: 100

Solar: 8
Total habilitados:108

oferta (MW): 2694

4º Ceará

Projetos energia eólica: 65
Solar: 8

Total habilitados: 73
oferta (MW): 1620

Fonte: O Povo
Veja mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/12/05/noticiasjornaleconomia,3172588/ceara-fica-em-4-lugar-em-oferta-de-projetos.shtml

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »