Skip to content
quinta-feira, maio 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Sistema SODIS para desinfecção da água
  • ANA publica novas regras para segurança de barragens para usos múltiplos de água
  • Brasil: A potência da energia verde
  • Superbac leva biotecnologia e bactérias inteligentes à Aquishow 2022
  • Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
aterro

Estado promove primeiro encontro com prefeituras do PR após sanção da Lei de Resíduos Sólidos

  • Resíduos Sólidos
  • julho 13, 2021

Imagem Ilustrativa

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo promoveu nesta segunda-feira (12) o primeiro encontro com representantes municipais após a sanção, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR).

A reunião do R20, grupo consultivo que busca soluções relacionadas aos resíduos sólidos, foi no Palácio Iguaçu.

Foram debatidas propostas e soluções para a destinação correta de resíduos sólidos. O simpósio reuniu secretários municipais da área do meio ambiente, representantes das prefeituras e integrantes do R20.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e presidente do R20, Márcio Nunes, o objetivo, a partir de agora, é estruturar programas para promover a gestão eficiente e inovadora de resíduos sólidos no Paraná, de olho nos marcos globais do setor.

“A proposta é conversar diretamente com os representantes municipais para que eles nos apontem ideias e iniciativas. É uma questão que ninguém consegue resolver sozinho. É preciso ter uma participação efetiva da população e de seus representantes”, destacou.

A gestão de resíduos sólidos também envolve o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A intermediação para o fornecimento de equipamentos aos municípios, por exemplo, é realizada dentro do órgão.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, disse que a sustentabilidade é uma política permanente de Estado. “Essa atividade de atendimento aos municípios é o nosso grande foco e esse apoio é necessário para que tenhamos soluções conjuntas”, afirmou.


LEIA TAMBÉM: Quanta energia renovável há disponível na Terra?


PLANO ESTADUAL

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos foi sancionado pelo governador em junho de 2021. Ele orienta soluções e ações regionais integradas para equacionar as grandes questões relativas à produção, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no território paranaense.

Também está dentro da meta da Agenda 2030, compromisso assumido pelo Paraná com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Estado é foco do projeto Abordagem Territorial dos ODS, que tem como objetivo otimizar a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU) em diferentes localidades.

Os objetivos e as metas do Plano Estadual foram apresentados pelo diretor de Políticas Ambientais da Secretaria, Rafael Andreguetto. De acordo com ele, os temas mais apontados pelos representantes municipais no encontro estão dentro das políticas da secretaria: Lixo 5.0, Educação Ambiental e Logística Reversa.

“A preservação e a sustentabilidade eram discurso padrão e se tornaram uma certeza. Todos falavam em sustentabilidade, mas ninguém praticava. O Paraná, hoje, está provando que tem inovação e tecnologia para que ser mais sustentável”, disse.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, Keli Starck, é o momento de equiparar as experiências e atuar em conjunto com outros municípios. “É um instante ímpar, nunca tivemos a oportunidade de sentar com um secretário de Estado para discutir as demandas e necessidades das nossas cidades”, disse.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, Shelly, Miriam Fernandes Nogueira, afirmou que a aproximação com o Estado faz toda a diferença na elaboração de políticas públicas. “É muito importante falar uma única língua, para que fique fácil ter uma amplitude do que realmente acontece com a questão ambiental”, afirmou.

Cristiano Jaskiw, secretário municipal de Meio Ambiente de Pitanga, compartilhou a opinião. “Recebemos com certo espanto o chamado para essa conversa, e de agora em diante vamos discutir, alinhar e tentar resolver os problemas do dia a dia”, destacou.

INVEST PARANÁ

No mesmo encontro, o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, apresentou aos representantes municipais o papel da agência na atração de investimentos, com olhar especial na sustentabilidade. Ele destacou que todo investimento privado está atrelado ao licenciamento ambiental.

“A Invest Paraná faz a conexão entre o setor privado e o público. Deixamos o terreno mais tranquilo possível”, afirmou.

Bekin também lembrou que o Paraná irá representar o Brasil no Pavilhão da Expo Dubai 2020, entre os dias 10 e 17 de outubro deste ano. A exposição internacional concentra mais de 190 países em 181 dias de evento e espera receber 25 milhões de visitantes.

De acordo com ele, o foco da exposição será a sustentabilidade. “Estamos levando para Dubai um conceito que criamos no Paraná, que é o Estado que protege o cidadão, o meio ambiente e quem produz”, disse.

BAIXE O PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Fonte: AEN.

AnteriorAnteriorMDR lança portaria e manual para facilitar avaliação de empreendimentos de habitação e saneamento
PróximoGestão da agricultura irrigada é essencial, dizem especialistas em audiência da CDRPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sistema SODIS para desinfecção da água

2 min de leitura

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da desinfecção da água com a utilização da radiação solar associado ao uso de coagulante orgânico extraído da semente de Moringa oleifera.

Indicadores de sustentabilidade ambientais na pecuária leiteira: revisão sistemática

2 min de leitura

O presente estudo analisou de forma sistemática os parâmetros de sustentabilidade da pecuária de leite, qualidade de águae área de proteção permanente, levantados utilizando a ferramenta de índices de sustentabilidade.

Vídeos

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura

Entrevista com Estela Testa, CEO da Pieralisi do Brasil, empresa líder na fabricação de soluções inovadores para desidratação de lodos, especialmente desenvolvidas para resolver qualquer problema de clarificação, desidratação e separação, com a segurança e confiabilidade resultantes de uma empresa avançada e inovadora.

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa na sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
bf-dias
Penetron
suez
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Superbac
Conaut
aquamec
DENORA
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.