saneamento basico
USP Resíduos Sólidos

Série de publicações da USP reúne estudos na área de resíduos sólidos

USP Resíduos Sólidos

Mas o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (Neper), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, está celebrando seu 20º aniversário com uma série de publicações que tem como objetivo difundir o conhecimento científico na área.

Intitulada Contribuições científicas em resíduos sólidos: compilação de estudos do Neper, reúne todos os estudos conduzidos pelo grupo até 2022.

Primeiramente confira os e-books disponíveis gratuitamente neste link.

Portanto essa série de publicações está dividida em quatro volumes que abordam aspectos da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos:

  • Diagnóstico,
  • planejamento e gestão que engloba estudos de caracterização e diagnóstico, planos, políticas, análises financeiras, avaliação da gestão e eventos sustentáveis relacionados aos resíduos sólidos;
  • Economia circular, abordando temas como logística reversa, coleta seletiva, triagem, reciclagem, reutilização, redução, prevenção, avaliação de ciclo de vida, educação ambiental e a importância dos catadores de materiais recicláveis.

USP Resíduos Sólidos

Em conclusão a Reciclagem e tratamento são explorados os processos tecnológicos de:

  • reciclagem,
  • compostagem,
  • digestão anaeróbia,
  • tratamento de resíduos
  • recuperação energética

Com o objetivo de promover práticas sustentáveis na gestão de resíduos sólidos; e Disposição final trata de questões relativas ao tratamento de lixiviado. Contudo o aproveitamento energético em aterros e o gerenciamento de áreas contaminadas, contribuindo para uma abordagem mais eficiente e responsável na disposição final de resíduos.

Em suma o Neper foi fundado em 2003 e tem desempenhado um papel fundamental nas atividades relacionadas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, consolidando-se como um ponto de referência nesse campo. Toda a série de publicações encontra-se disponível no site do Neper, sendo uma oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre resíduos sólidos e as práticas sustentáveis associadas à área. Além disso, traça uma linha cronológica das pesquisas que foram desenvolvidas, possibilitando identificar os temas mais relevantes e os campos de pesquisa que precisam ser mais bem explorados.

Fonte: USP.

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »