USP Resíduos Sólidos
Mas o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (Neper), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, está celebrando seu 20º aniversário com uma série de publicações que tem como objetivo difundir o conhecimento científico na área.
Intitulada Contribuições científicas em resíduos sólidos: compilação de estudos do Neper, reúne todos os estudos conduzidos pelo grupo até 2022.
Primeiramente confira os e-books disponíveis gratuitamente neste link.
Portanto essa série de publicações está dividida em quatro volumes que abordam aspectos da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos:
- Diagnóstico,
- planejamento e gestão que engloba estudos de caracterização e diagnóstico, planos, políticas, análises financeiras, avaliação da gestão e eventos sustentáveis relacionados aos resíduos sólidos;
- Economia circular, abordando temas como logística reversa, coleta seletiva, triagem, reciclagem, reutilização, redução, prevenção, avaliação de ciclo de vida, educação ambiental e a importância dos catadores de materiais recicláveis.
USP Resíduos Sólidos
Em conclusão a Reciclagem e tratamento são explorados os processos tecnológicos de:
- reciclagem,
- compostagem,
- digestão anaeróbia,
- tratamento de resíduos
- recuperação energética
Com o objetivo de promover práticas sustentáveis na gestão de resíduos sólidos; e Disposição final trata de questões relativas ao tratamento de lixiviado. Contudo o aproveitamento energético em aterros e o gerenciamento de áreas contaminadas, contribuindo para uma abordagem mais eficiente e responsável na disposição final de resíduos.
Em suma o Neper foi fundado em 2003 e tem desempenhado um papel fundamental nas atividades relacionadas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, consolidando-se como um ponto de referência nesse campo. Toda a série de publicações encontra-se disponível no site do Neper, sendo uma oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre resíduos sólidos e as práticas sustentáveis associadas à área. Além disso, traça uma linha cronológica das pesquisas que foram desenvolvidas, possibilitando identificar os temas mais relevantes e os campos de pesquisa que precisam ser mais bem explorados.
Fonte: USP.