saneamento basico
BRK ETE Lontra

BRK atesta qualidade no tratamento de esgoto de Rio Claro com mais de 9 mil análises no 1º semestre

BRK Tratamento de Esgoto

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, realizou mais de 9 mil análises laboratoriais entre janeiro e junho de 2023 para controle operacional das estações de tratamento, acompanhamento dos cursos d’água e monitoramento de efluentes industriais. O objetivo é a preservação do bom funcionamento das redes coletoras, dos sistemas de tratamento e, principalmente, do meio ambiente.

O volume diário chega a 52 milhões de litros de efluentes coletados e tratados no município.

Das análises realizadas em 2023, 9.135 foram em laboratório próprio e outras 1.440 em terceirizado.

A BRK avalia 22 parâmetros diferentes.

Os principais são pH, Oxigênio Dissolvido, Condutividade, Sólidos Suspensos Totais, Demanda Bioquímica de Oxigênio – DQO, Demanda Biológica de Oxigênio – DBO, Turbidez, Fósforo, Nitrogênio Total, Quantificação de massa seca na composição do lodo biológico, dentre outras.

“Para as análises físico-químicas e microbiológicas, utilizamos amostras do efluente bruto, tratado e intermediárias do processo para avaliar a eficiência das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Nas análises realizadas no primeiro semestre, o índice de conformidade foi de 99,9%, resultado que demonstra a elevada performance do sistema de esgotamento sanitário, caracterizando uma operação extremamente segura, oferecendo um serviço de qualidade e de preservação ambiental”, destaca o gerente de operações da BRK, Rodrigo Zangirolami.

LEIA TAMBÉM: Lei do saneamento deixa lacunas, mas gera R$ 98 bi de obras

Monitoramento dos corpos receptores

Para a garantia da eficiência do tratamento, também são monitorados oito pontos a jusante das ETEs.

Esses pontos são contabilizados também no monitoramento de corpos hídricos, num total de 59 pontos.

Rio Claro já atende o que preconiza o Marco do Saneamento dez anos antes do prazo estabelecido e que vence em 2033, com a coleta de esgoto em praticamente 100% da sua área urbana.

Além disso, do volume coletado, 92% recebem o devido tratamento com eficiência.

No início da concessão, em 2007, apenas 11% do esgoto recebia o tratamento correto.

Fonte: CAN.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »