saneamento basico

Notícias

As principais notícias sobre Saneamento Básico. Atualizado diariamente.

Sabesp não sabe quando receberá compensação

A Sabesp garante que não vai repassar para os consumidores as perdas que vem assumindo em decorrência dos descontos para quem está reduzindo o consumo de água. Assim, não deve obter em um curto prazo uma compensação pela queda de sua receita e por gastos emergenciais que tem feito por causa da crise hídrica

Continuar lendo »

Câmara aprovou projeto que pode resultar na concessão da CAERD

Não dava para esperar outra posição dos vereadores que votaram pela privatização da concessão da água, boa parte dos que votaram, nem mesmo sabem das consequências de seus votos, são como boa parte dos que os elegeram. O fato é que, quem encaminhou o projeto para aprovação sabe do que se trata e do tamanho do trunfo que conseguiu com esta votação.

Continuar lendo »

Vazamentos consomem 25% da água da Compesa

De cada 100 litros de água produzidos pela Compesa, cerca de 25 são desperdiçados em vazamentos. A situação, inimaginável numa das regiões com pior balanço hídrico do país, se repete a cada dia, em rompimentos das velhas tubulações que atrapalham a rotina de moradores da Região Metropolitana do Recife. Ontem, rompimentos nos bairros de Boa Viagem, Estância e Afogados lembraram o quão frágil é a nossa estrutura de abastecimento, da qual 40% das tubulações precisam ser completamente substituídas.

Continuar lendo »

Sistema de descontaminação da água volta a parar em Fukushima

A companhia administradora da usina nuclear de Fukushima pode começar nesta quarta-feira (21/5) a relançar no mar água não contaminada, bombeada dos reatores, um alívio no momento em que o sistema de descontaminação de água voltou a enguiçar. De acordo com a edição digital do jornal Nikkei, a Prefeitura de Fukushima deu o seu aval, na terça-feira (20/5), à Tokyo Electric Power (Tepco) para iniciar esta operação.

Continuar lendo »

ONS diz que operar sistema de energia está cada vez mais difícil e estressante

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, disse, nesta terça-feira, 20, que o atual modelo energético brasileiro tornou mais árduo o trabalho de operar o sistema. Com menos reservatórios e um modelo pautado principalmente no menor custo da energia e questões ambientais, e não em garantir maior segurança de abastecimento, a necessidade de transferência energética entre as regiões e de maior volume de energia gerada nas térmicas se tornou uma constante.

Continuar lendo »