saneamento basico

Acordo para monitoramento de água é fechado por Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) fechou contrato com o Conselho Administrativo do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e pesquisadores da Califórnia (EUA) para que seja elaborado estudo sobre manejo e monitoramento de água do Estado. Os primeiros resultados da pesquisa devem ser apresentados em 90 dias e o estudo custará R$ 120 mil.

A parceria foi formada com pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis (UCDavis) e com o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia (DWR), para que as ações de sucesso com manejo de irrigação norte americano possa ser adaptado à realidade brasileira. O primeiro passo para o início dos estudos aconteceu, ontem, no Palácio da Abolição, com apresentação de ações realizadas pelo DWR para o gerenciamento da crise hídrica atual do estado americano.

“A gente começa o estudo pelo médio e baixo Jaguaribe, que vai ser norteador para que a gente possa fazer em todo o território cearense. Que possamos chegar até mesmo na região mais seca do nosso Estado, que é a região dos Inhamuns”, enfatizou Ferruccio Feitosa, presidente da Adece.

O órgão recebeu a demanda do estudo das Secretarias dos Recursos Hídricos (SRH), da Agricultura, Pesca e Aquicultura (SPA), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Corgerh) e das Câmaras Setorias o Agronegócio.

À luz do modelo californiano, o Estado já possui o Sistema de Informações Meteorológicas para Irrigação no Ceará (Simic), uma plataforma de colheita de dados para auxiliar agricultores a irrigar da melhor maneira seus cultivos. A ideia é aperfeiçoar o sistema cearense e deixá-lo ao alcance dos agricultores.

“O que falta a esse programa (Simic) conseguir? Falta ele conseguir a capilaridade”, diz Eduardo Sávio Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme).

Francisco Viana, presidete do Cetec diz que o universo que se beneficiará do aperfeiçoamento de um trabalho de mais de dez anos da Funceme é muito grande. “Temos mais de 100 mil hectares irrigados”, diz.

 

 

Fonte: Jornal O Povo

Foto: Queiroz Netto – Governo do Ceará

Últimas Notícias: