saneamento basico

Águas de Timon implanta sistema de tratamento no residencial Palestina

Obras de setorização, extensão de rede e melhorias operacionais avançam para garantir a universalização do abastecimento de água na zona urbana de Timon. No residencial Palestina, onde vivem aproximadamente 860 pessoas, a área localizada na rua 15 passou por reforma e modernização. A concessionária implantou o sistema de tratamento de água e instalou medidor de vazão para controle de perdas. As ações integram o programa Timon Saneada 1.

O sistema de tratamento de água do residencial Palestina é munido de bomba dosadora micro processada, que possibilita a solução de desinfecção após a captação de água bruta, atendendo às determinações da Portaria 2.914 do Ministério da Saúde.

A concessionária reformou a estrutura física da área, incluindo melhorias no reservatório de 120m³ de capacidade; promoveu a instalação de dispositivos de segurança patrimonial e a instalação de macromedidor para monitoramento e quantificação do volume produzido, em média de 21 m³/h.

O controle de produção integra o programa de redução de perdas, previsto no programa Timon Saneada 1. Hoje a concessionária possui três macromedidores em funcionamento, que mensuram o volume produzido e distribuído. Estes macromedidores e os micromedidores (hidrômetros) medem o volume de água e contribuem para a identificação de pontos de desperdício e melhor direcionamento de ações e investimentos.

No Maranhão, o índice de perdas de água tratada é de 57,85% – sendo que pouco mais da metade do estado (53,81%) possui rede distribuição de água. No Piauí, estado vizinho, o percentual de perdas é de 49,37%. Ambos, acima da média nacional, de 37%. Os dados são do Organização Mundial da Saúde (OMS).

As informações de volume produzido serão repassadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que atua 24h por dia. Por meio do CCO é possível efetuar operação remota e acompanhar a produção em tempo real, assim como controlar a segurança do local.

Este é o quarto sistema de tratamento da Águas de Timon em operação. Estão em funcionamento ainda o Sistema I, que atua com 4 poços, cuja capacidade é de 120 m³/h, localizado na Vila do Bec; o Sistema II, com 3 poços e capacidade de 560 m³/ h, localizados no São Benedito e na Vila João Reis; e o Sistema III, que dispõe de 5 poços e atua com capacidade de 280 m³/ h, no bairro Boa Vista.

A Águas de Timon realiza o controle da água fornecida à população. São analisados parâmetros como cor aparente, pH, cloro residual livre (CRL), turbidez, coliformes totais e escherichia coli (e.coli). O número de análises aumentou de 60 para 434, avaliando a qualidade na saída do sistema de produção e na rede de distribuição. Todas as análises estão em conformidade com o que determina o Ministério da Saúde.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Loja de Atendimento, localizada na avenida Presidente Médici, 718 – Parque Piauí, ou ligue para (99) 3212- 4418. Também é possível registrar sugestões, críticas e elogios no site da concessionária, por meio do Fale Conosco. Acesse www.aguasdetimon.com.br. A Águas de Timon lançou recentemente o canal oficial de vídeos no Youtube. Acompanhe as publicações em www.aguasdetimon.com.br/youtube.

Águas de Timon. Respeito que você merece.

Fonte: Águas de Timon/Thamires Figueiredo
Foto: Águas de Timon

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »