saneamento basico

Congonhinhas terá os serviços da Sanepar por mais 30 anos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai continuar atendendo a população de Congonhinhas, no Norte Pioneiro, com o serviço de abastecimento de água tratada, pelos próximos 30 anos. O contrato de programa entre o município e a Companhia foi assinado nesta quinta-feira (6) entre o prefeito José Olegário e o gerente regional da Sanepar, Bráulio Leonel, na presença de vereadores e secretários municipais.

Congonhinhas possui 5.600 habitantes e 100% deles recebe água tratada. O prefeito destacou que o ato da assinatura faz parte de um processo longo de diálogo com a Sanepar. A negociação foi iniciada em março de 2013, passando por audiências públicas e por aprovação de projeto de lei pela Câmara de Vereadores.

“A finalização deste processo é muito importante, porque vai trazer ainda mais melhorias para o sistema que já é bom”, afirmou Olegário. “Neste momento de desabastecimento em vários lugares do país, sabemos, com certeza, que em nossa cidade não teremos nenhum problema do tipo porque a Sanepar já se antecipou”, ressalta.

OBRAS – A Sanepar concluiu em Congonhinhas obras de duplicação da adutora, ampliação da estação de tratamento de água e um anel de distribuição, implantado para melhorar o abastecimento na região mais alta da cidade. Além disso, foi feita a perfuração de um novo poço para incrementar em 30% a produção. A obra de interligação do poço ao sistema será realizada em 2015 e está orçada em R$ 300 mil.

Com o novo contrato, a Sanepar irá repassar mensalmente 1% da arrecadação local para a realização de ações ambientais. O repasse será feito ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. O município também será beneficiado com o desconto de 50% nas tarifas de água e de esgoto dos prédios públicos.

MAIS MUNICÍPIOS – Na região da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), outros municípios também já assinaram contratos para a manutenção da Sanepar como prestadora dos serviços de saneamento. Cornélio Procópio, que assinou em 2012, incluiu também os serviços de coleta de resíduos sólidos e gestão do aterro sanitário. Leópolis e Nova América da Colina renovaram seus contratos em 2013 e 2014, respectivamente. Além destes, estão em discussão as metas de atendimento e os benefícios para a população de Rancho Alegre, Santa Amélia e Uraí.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »