saneamento basico

MP move Ação Civil Pública contra Caema em razão de falta de água

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, ajuizou, no dia 18 de setembro, Ação Civil Pública contra a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). A medida foi motivada pela interrupção do fornecimento de água em diversos bairros do município, ocasionada por razões estruturais da referida companhia.
A manifestação ministerial foi assinada pelo promotor de justiça de Defesa da Saúde Pública da Comarca de Imperatriz, Newton Bello Neto.
O MPMA foi procurado pelo diretor do Hospital Municipal de Imperatriz, Alisson Mota de Aguiar, que informou a ameaça ao normal funcionamento das unidades de saúde, em razão da escassez de água, havendo inclusive risco de vida para os pacientes.
Além da ACP, o promotor de justiça Newton Bello Neto e o promotor de justiça de Defesa do Consumidor, Sandro Pofahl Bíscaro, já haviam encaminhado ofício à Caema solicitando providências, fazendo recomendações e requisitando informações, no prazo de 5 dias, sobre as medidas que forem tomadas.
Na ação, o MPMA requer a concessão de liminar que obrigue a Caema a manter o normal e efetivo abastecimento de água nos hospitais e postos de saúde, seja pela continuação do abastecimento pelos métodos usuais ou por quaisquer outros aparatos tecnológicos, sob pena de multa de R$ 10 mil, por dia de descumprimento.
O promotor de justiça Newton Bello Neto reafirma a necessidade de urgência na tomada de providências, ressaltando a importância de decisão judicial que antecipe os efeitos da tutela requerida. “A saúde é um serviço público essencial prioritário e que não pode ser paralisado ou diminuído em hipótese alguma. A falta de água em unidades de saúde fatalmente ocasionará prejuízos irreversíveis, inclusive com óbitos em virtude de tal episódio”, declarou.
(CCOM/MPMA)

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »