Carros-pipa que distribuem água no Piauí serão inspecionados

Os carros-pipas de todo o Estado vão passar por inspeções que irão avaliar a qualidade da água que chega até as casas dos piauienses através desse transporte. Trata-se de uma operação que será realizada pelo 25º Batalhão de Caçadores e terá o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e da coordenação de vigilância ambiental da SESAPI.

A Operação acontecerá em duas etapas. A primeira, com início no próximo dia 27, a partir das 14h, no 25º BC, será de orientações para os pipeiros (proprietários/ motoristas dos carros pipas) sobre os cuidados básicos com a limpeza e desinfecção dos carros, preparo da solução desinfetante, entre outros assuntos. A segunda, prevista para iniciar em março, será uma vistoria técnica dos carros-pipas.
“É nesta etapa que eles serão avaliados para que sejam liberadas ou não a licença sanitária. Só terá a licença sanitária liberada aqueles carros que estiverem aptos para fazerem esse tipo de serviço”, explicou o coordenador de saneamento e fiscal da DIVISA, Salustiano Bezerra.
Ao todo são mais de 800 pipeiros cadastrados em todo o Piaui. Durante as fiscalizações alguns critérios serão avaliados, como por exemplo, as condições do carro. “O carro deve estar em boas condições de uso e deve ser utilizado exclusivamente para o transporte de água”, disse o coordenador.
A água, uma vez contaminada, pode causar sérios problemas de saúde para a população (infecção, diarreias, hepatite, entre outras doenças), por isso, é essencial a higiene dos veículos e o controle do produto.
Após as inspeções, os fiscais da DIVISA e vigilância ambiental da SESAPI retornam aos municípios pólos para ministrar treinamentos de serviços com as vigilâncias sanitárias municipais para que elas possam dar continuidade aos trabalhos.
Segundo o coordenador do Vigiágua (Programa de Vigilância de Controle e Qualidade da Água), Antonio Sá, a capacitação vai ocorrer de segunda a sexta (ver cronograma abaixo). “Vamos dar orientações sobre a qualidade da água e sobre o tratamento e desinfecção dos tanques dos veículos. Todas estas normas seguem na portaria 2914, do Ministério da Saúde”, informa.
Últimas Notícias: