Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • STF nega andamento de recurso da Cagepa contra concessão de água em Santa Rita
  • Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância
  • Resíduos sólidos avançam pouco em 2 anos de lei
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Casan monitora fontes de captação de água em Santa Catarina e reforça uso racional

  • Geral
  • fevereiro 7, 2014

Diante do quadro atual de altas temperaturas e falta de chuvas regulares no Estado, a Casan continua monitorando a situação dos mananciais de água. Muitos dos reservatórios, informa a companhia, estão abaixo do ideal. Ela também reforça o pedido de colaboração para que o uso da água seja restrito ao essencial.

“Estamos buscando um pacto com a população para que Santa Catarina não chegue à situação de outros estados que já estão enfrentando o desabastecimento”, ressalta o diretor de Operação e Meio Ambiente, Valter José Gallina, lembrando que na maior parte dos 200 municípios atendidos pela Casan o fornecimento de água ainda é considerado regular. “O problema é até quando, já que as previsões climáticas continuam não favoráveis”, acrescenta.

Uso racional de água
O apelo à população para que colabore e evite o desperdício, como a lavação de carros e calçadas, leva em conta que a primeira quinzena de fevereiro deve ter, assim como janeiro, temperaturas máximas e médias acima do normal, dias seguidos de calor intenso, chuvas raras e mal distribuídas.

O acompanhamento da situação dos mananciais pela Companhia vem sendo feito com reuniões e avaliações diárias. “Já percebemos que a população está colaborando. Vizinhos estão fiscalizando vizinhos. Se todos usarem a água de forma racional e econômica, vamos passar bem por esta fase difícil”, observa Gallina. Segundo ele, existe um planejamento para medidas emergenciais em caso de colapso no abastecimento, incluindo o rodízio no fornecimento de água. Mas, a expectativa da Casan é de que essa ação não seja necessária.

A situação em algumas regiões

Grande Florianópolis
:: Principal fonte de captação para a região metropolitana, com abastecimento de cerca de 700 mil habitantes, o Rio Pilões, na Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, está com lâmina de água que ainda atende a produção regularmente, mas sob constante monitoramento.

:: No Norte da Ilha, a lagoa de captação da Praia da Daniela é o local mais crítico, com nível em cerca de 40% abaixo do normal. Outros 10 poços de captação também dão suporte. A principal fonte de abastecimento na região é o aquífero costeiro dos Ingleses, com situação considerada ainda satisfatória. A reposição dos mananciais subterrâneos também é feito de forma natural, pela água da chuva.

:: No Sul da Ilha, ainda que o nível da lâmina de água e a captação na Lagoa do Peri se mantenham dentro da normalidade, a situação é monitorada. O manancial abastece bairros do Sul e Leste da Ilha.

:: A região de Biguaçu enfrenta desabastecimento em diversas regiões e a população tem sido atendida com caminhões-pipa.

Litoral Norte
:: Situação da captação no rio Perequê, que abastece Porto Belo e Bombinhas, é crítica. Há problemas de abastecimento em alguns bairros, com monitoramento constante da Casan.

:: Município de Araquari tem problemas de abastecimento desde o final do ano passado. O caso é tratado como prioridade pela Casan. Até a próxima semana deverá ser apresentado um cronograma de obras emergenciais para resolver os problemas de abastecimento de água que estão ocorrendo, de forma mais intensa no bairro Itinga, incluindo a construção de um reservatório, uma nova estação de tratamento de água e abertura de poços artesianos.

:: Barra Velha está com nível baixo de seu manancial, o Rio Itinga, e já utiliza água da lagoa de reserva localizada ao lado da Estação de Tratamento de Água. Não há bairros com desabastecimento, mas um comunicado está sendo divulgado na região para que a população esteja ciente do problema e colabore, evitando desperdícios.

Oeste
:: Em Pinhalzinho a situação é uma das mais críticas. Rio Limeira está com fornecimento 40% abaixo do normal. O sistema de tratamento e abastecimento funciona sem interrupção porque caminhões-pipa coletam água bruta no reservatório da Cooperativa Aurora e levam para a Estação de Tratamento de Água (ETA).

:: Caçador: devido ao elevado consumo, altas temperaturas e nível reduzido do Rio do Peixe, o sistema de abastecimento de água no Município de Caçador está comprometido em todos os bairros e a Casam procura atuar em esquema emergencial de prioridades.

:: Chapecó: devido ao nível reduzido de água do Lajeado São José e reforma em um dos módulos da Estação de Tratamento de Água, o sistema de abastecimento de água está comprometido em todas as regiões, mas não há desabastecimento.

Fonte: Adjori SC
Veja mais: http://www.adjorisc.com.br/geral/casan-monitora-fontes-de-captac-o-de-agua-em-santa-catarina-e-reforca-uso-racional-1.1421254#.UvS4xWJdWuI

AnteriorAnteriorFifa admite que Copa de 2014 pode não ser a mais “verde”
PróximoSabesp investe R$115 milhões em ETEPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância

12 min de leitura

Como a água consumida e o esgoto não tratado comprometem a cidadania de crianças brasileiras e trazem prejuízos à sua saúde.

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
aquamec
bf-dias
suez
Penetron
logo-netzsch
Conaut
DENORA
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.