Devem ser geradas 8 toneladas de adubo orgânico com a usina
Primeira usina do Brasil de coleta, seleção e destinação de resíduos será inaugurada nesta terça-feira (9), em Mato Grosso do Sul. A usina vai funcionar com resíduos gerados pela Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) e será inaugurada em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande.
Conforme o Executivo Estadual, esta é a primeira usina do País a fazer todas as operações necessárias com resíduos, desde a coleta seletiva, transporte, tratamento e conversão dos resíduos em adubo orgânico e aproveitamento do resíduo sólido com a reciclagem de plástico e papelão e da madeira como material energético pela combustão.
A Ceasa produz aproximadamente 100 toneladas de resíduos, sendo mais de 80% destes orgânicos. Expectativa é que, com a usina, oito toneladas de adubo orgânico sejam devolvidas por mês, sendo destinadas aos próprios produtores rurais da Central, para utilização em plantações.
Resíduos orgânicos
Além dos resíduos orgânicos, serão recolhidas aproximadamente 17 toneladas de madeira, que também será reciclada em benefício do Ceasa. Até então, a madeira era doada para virar material energético de outras empresas.
Duas empresas farão a coleta de resíduos: a Colecta Resíduos Industriais e a Organoeste Campo Grande. Elas trabalharão juntas e todo resíduo orgânico separado e coletado pela Colecta será disponibilizado à Organoeste para ser tratado pelo método de compostagem com a utilização de biotecnologia, com controle diário de temperatura e odor e em conformidade com as exigências legais, obtendo-se, ao final do processo, adubo orgânico.
A coleta, tratamento e destinação final devem reduzir a poluição do solo e dos cursos d’água, preservando o meio ambiente.
A usina foi denominada Elúsio Guerreiro de Carvalho em homenagem ao ex-diretor-presidente da Ceasa, que faleceu em julho do ano passado.
Inauguração da Usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos será às 8h, na rua Antonio Rahe, 680, Mata do Jacinto, Campo Grande.