saneamento basico

Coleta seletiva dos resíduos sólidos será discutida na Câmara

Em sessão ordinária desta segunda-feira (25), a partir das 20h, a Câmara Municipal de Presidente Prudente deve analisar o projeto de lei do vereador Ivan Júnior Lima Barboza (PTB), que prevê a execução do serviço de coleta seletiva dos resíduos sólidos na área urbana do município através da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco).

Conforme consta no projeto, dessa forma o município “fica autorizado a firmar contrato, acordo de cooperação, termo de parceria ou outros instrumentos de colaboração com as cooperativas ou associações de catadores devidamente constituídas e estabelecidas”.

De acordo com o documento, entende-se por resíduos sólidos recicláveis materiais secos provenientes de domicílios ou de “qualquer outra atividade que gere resíduos com características domiciliares ou a estes equiparados, tais como papel, papelão, plástico, vidro, metais e outros objetos reaproveitáveis”.

Caso o projeto seja aprovado, a cidade fica obrigada a ceder às cooperativas ou associações envolvidas para reciclagem dos resíduos sólidos urbanos em comodato os imóveis, instalações, máquinas e equipamentos para execução dos trabalhos, transporte, incluindo veículo, motorista e coletores, orientação e apoio técnico, através de servidores dos órgãos da administração direta e indireta da cidade e também, materiais de divulgação para o desenvolvimento contínuo do programa de Coleta Seletiva.

Expediente
Ainda nesta sessão, estão previstas 62 indicações de melhorias e providências ao município, duas indicações de pesar, 38 congratulações, 35 providências, além de outros quatro Projetos de Lei, que entram na ordem do dia.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/05/coleta-seletiva-dos-residuos-solidos-sera-discutida-na-camara.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »