Em continuidade ao programa de despoluição das bacias hidrográficas da cidade, começam em novembro, as obras para construção de mais duas estações de tratamento de esgoto nos distritos de Itaipava e Corrêas.
A construção da ETE Corrêas está programada para novembro. A estação vai tratar 1,2 milhões de litros de esgotos por dia e beneficiar 15 mil moradores de Corrêas, Bairro da Glória e Castelo de São Manoel, incluindo o Hospital Alcides Carneiro.
A ETE Itaipava será construída dezembro em um terreno de 8.500 m² ao lado do transbordo de Itaipava, e terá capacidade para tratar 1,8 milhão de litros por dia, dos aproximadamente 8 mil moradores da Estrada do Gentio, Benfica, Jardim Americano, Estrada das Arcas e da Estrada União e Indústria, no trecho entre o Parque Municipal até a Ponte do Arranha-céu. A estação vai contribuir para a despoluição do rio Santo Antônio, principal manancial da região, e um dos mais poluídos do município. No mesmo terreno será construído um reservatório para 500 mil litros de água, para reforço do abastecimento de Itaipava e a nova agência comercial de Águas do Imperador.
O programa de despoluição dos rios da cidade, implantado a partir do ano 2000, conta com quatro grandes estações de tratamento: ETE Palatinato, ETE Quitandinha e ETE Piabanha, além de 13 pequenas estações, sete biodigestores e um biossistema, que tratam 80% dos esgotos urbanos. Quando as estações de tratamento de Itaipava, Correas e Nogueira – que será construída em 2014 – estiverem operando, o índice de tratamento passará para 85%.
Petrópolis é, atualmente, a terceira cidade do Estado do Rio em tratamento de esgoto, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil.
Fonte: Grupo Águas do Brasil
Veja mais: http://www.grupoaguasdobrasil.com.br/blog/distritos-de-petropolis-recebem-novas-estacoes-de-tratamento-de-esgoto/