saneamento basico

Dmae registra redução no consumo de água e racionamento é descartado

Agosto teve produção de água menor em relação ao mesmo mês de 2014. Conscientização deve ser mantida; previsão de chuvas é para novembro.

O mês de agosto de 2015 fechou com redução de 7,22% no consumo de água em Uberlândia em relação ao mesmo período de 2014. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no último mês, foram consumidos 6.250.230 metros cúbicos de água, ante os 6.736.672 metros cúbicos de 2014. Ainda de acordo com a autarquia, a cidade não deverá passar por racionamento de água, diferentemente do que ocorreu no ano passado.

Segundo o gerente de Tratamento de Água e Operações do Dmae, Fernando Guimarães Moreira, a redução de consumo se deve, principalmente, à conscientização da população. “Em virtude das dificuldades que a região Sudeste enfrentou no biênio 2013/2014 em relação à falta de chuvas, do tema em evidência, e das ações que promovemos na cidade para o uso responsável da água, a população vem se mostrando mais consciente. O resultado é ver um volume produzido relativamente menor que nos anos anteriores”, disse.

Para se ter ideia da diminuição no consumo, janeiro foi o mês em que a produção foi maior em 2015, com 6,3 milhões de metros cúbicos. Em 2013, no mesmo mês, foram 6,4 milhões de metros cúbicos produzidos, enquanto em 2014 houve um recorde, com quase 6,7 milhões de metros cúbicos.

Comportas
Quanto às comportas fechadas das represas Bom Jardim e Sucupira, o gerente esclareceu que é um procedimento de praxe anual do Dmae. A medida é deve se estender até a primeira quinzena de novembro, quando há previsão de chuvas para a região.

Em 2012 e 2013 as comportas não foram abertas. Já no atual biênio, o procedimento ocorreu algumas vezes. “Os reservatórios das duas represas são relativamente pequenos. Tivemos um período razoável de chuvas em fevereiro e março, então abrímos as comportas para regularizar a vazão de rios afluentes, o que não aconteceu em outros anos. Agora é só uma precaução visando o período de estiagem, mas não acreditamos em racionamento tão cedo”, reforçou.

Consciência
Embora os dados representem otimismo para os uberlandenses e os volumes de chuvas tenham sido melhores, é preciso manter estado de alerta para a economia e utilização responsável dos recursos hídricos tendo em vista o longo período de estiagem.

O Dmae reforça que fiscalizações rotineiras são feitas nos bairros de Uberlândiae qualquer denúncia sobre desperdícios pode ser feita anonimamente pelo 0800 940 7272. Após a denúncia, o fiscal comparece ao local e emite uma notificação ao usuário.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »